e ressurreição , tornou-Se o ministro do “ verdadeiro tabernáculo , o qual o Senhor fundou , e não o homem ”. Hebreus 8:2 . Foram homens que erigiram o tabernáculo judaico ; homens construíram o templo ; o santuário de cima , porém , do qual o terrestre era o símbolo , não foi construído por nenhum arquiteto humano . “ Eis aqui o Homem cujo nome é Renovo ; Ele mesmo edificará o templo do Senhor , e levará a glória , assentar-Se-á , e dominará no Seu trono ”. Zacarias 6:12 , 13 .
O serviço sacrifical que apontara a Cristo passou , mas os olhos dos homens voltaramse para o sacrifício verdadeiro pelos pecados do mundo . O sacerdócio terrestre terminou ; mas nós olhamos a Jesus , o ministro do novo concerto , e “ ao sangue da aspersão , que fala melhor do que o de Abel ”. Hebreus 12:24 . “ O caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo , [...] mas , vindo Cristo , o sumo sacerdote dos bens futuros , por um maior e mais perfeito tabernáculo , não feito por mãos , [...] mas por Seu próprio sangue , entrou uma vez no santuário , havendo efetuado uma eterna redenção ”. Hebreus 9:8-12 . “ Portanto , pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus , vivendo sempre para interceder por eles ”. Hebreus 7:25 . Conquanto o serviço houvesse de ser transferido do templo terrestre ao celestial ; embora o santuário e nosso grande Sumo Sacerdote fossem invisíveis aos olhos humanos , todavia os discípulos não sofreriam com isso nenhum detrimento . Não experimentariam nenhuma falha em sua comunhão , nem enfraquecimento de poder devido à ausência do Salvador .
Enquanto Cristo ministra no santuário em cima , continua a ser , por meio de Seu Espírito , o ministro da igreja na Terra . Ausente de nossos olhos , cumpre-se , entretanto , a promessa que nos deu ao partir : “ Eis que Eu estou convosco todos os dias , até à consumação dos séculos ”. Mateus 28:20 . Conquanto delegue Seu poder a ministros inferiores , Sua vitalizante presença permanece ainda em Sua igreja . “ Visto que temos um grande sumo sacerdote , Jesus , Filho de Deus [...] retenhamos firmemente a nossa confissão . Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se de nossas fraquezas ; porém um que , como nós , em tudo foi tentado , mas sem pecado . Cheguemos pois com confiança ao trono da graça , para que possamos alcançar misericórdia e achar graça , a fim de sermos ajudados em tempo oportuno ”. Hebreus 4:14-16 .
100