pecado os separara de Deus , e Ele não lhes poderia dar a vitória antes que se arrependessem e abandonassem sua iniqüidade .
Não bastava que a arca e o santuário estivessem no meio de Israel . Não bastava que os sacerdotes oferecessem sacrifícios , e que o povo fosse chamado filhos de Deus . O Senhor não toma em consideração o pedido daqueles que acariciam a iniqüidade no coração ; está escrito que “ o que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei , até a sua oração será abominável ”. Provérbios 28:9 . Quando o exército saiu para a batalha , Eli , cego e velho , havia ficado em Siló . Foi com inquietadores pressentimentos que ele aguardou o resultado do conflito , “ porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de Deus ”. Tomando lugar fora da porta do tabernáculo , assentava-se todos os dias ao lado do caminho , esperando ansiosamente a chegada de um mensageiro do campo de batalha .
Finalmente , um benjamita do exército , “ com os vestidos rotos e com terra sobre a cabeça ”, veio correndo pela subida que dava para a cidade . Passando descuidadamente pelo ancião , ao lado do caminho , arremessou-se à cidade , e referiu às multidões ansiosas as notícias da derrota e das perdas . O ruído de choro e lamentação chegou àquele que ao lado do tabernáculo vigiava . O mensageiro foi-lhe trazido . E o homem disse a Eli : “ Israel fugiu de diante dos filisteus , e houve também grande destroço entre o povo ; e , demais disto , também teus dois filhos , Hofni e Finéias , morreram .” Eli pôde suportar tudo isto , por terrível que fosse , pois ele o esperava . Mas quando o mensageiro acrescentou : “ A arca de Deus é tomada ”, uma expressão de indizível angústia lhe passou pelo semblante . O pensamento de que seu pecado de tal maneira desonrara a Deus , e fizera com que Ele retirasse Sua presença de Israel , era mais do que podia suportar ; deixaram-no suas forças , ele caiu , “ e quebrou-se-lhe o pescoço , e morreu ”.
A mulher de Finéias , apesar da impiedade de seu marido , temia ao Senhor . A morte de seu sogro e de seu esposo , e , acima de tudo , a terrível notícia de que a arca de Deus fora tomada , causaram-lhe a morte . Compenetrou-se de que a última esperança de Israel havia desaparecido ; e deu à criança nascida nesta hora de adversidade o nome de Icabode , ou “ Inglório ”, dizendo , chorosa , com sua respiração moribunda , as palavras : “ Foi-se a glória de Israel . Porquanto a arca de Deus foi levada presa ”. 1 Samuel 4:12 , 11 , 17-22 .
Mas o Senhor não havia rejeitado o Seu povo inteiramente , tampouco toleraria por muito tempo a exultação dos gentios . Usara os filisteus como instrumento para punir Israel , e empregou a arca para castigar os filisteus . Nos tempos passados a presença divina a acompanhara , a fim de ser ela a força e glória de Seu povo obediente . Aquela Presença invisível ainda a acompanharia para levar o terror e a destruição aos transgressores de Sua santa lei . O Senhor muitas vezes emprega Seus piores inimigos para punir a infidelidade de Seu povo professo . Os ímpios podem triunfar por algum tempo , vendo Israel sofrer o castigo ; mas virá o tempo em que eles também deverão defrontar-se com a sentença de um
421