No Principio por Ellen G. White 1 | Page 354

de toda a dúvida , não deixando base para a acusação de que fora condenado injustamente , Josué , de modo solene , conjurou a Acã a reconhecer a verdade .
O miserável homem fez ampla confissão de seu crime : “ Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel . [...] Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica , e duzentos siclos de prata , e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos , cobicei-os e tomei-os ; e eis que estão escondidos na terra , no meio da minha tenda .” Expediram-se imediatamente mensageiros para a tenda , onde removeram a terra no lugar indicado , e “ eis que tudo estava escondido na sua tenda , e a prata debaixo dela . Tomaram pois aquelas coisas do meio da tenda , e as trouxeram a Josué [...] e as deitaram perante o Senhor ”.
Pronunciou-se a sentença , e imediatamente foi executada . “ Por que nos turbaste ?” disse Josué ; “ o Senhor te turbará a ti este dia .” Como o povo houvesse sido responsabilizado pelo pecado de Acã , e tivesse sofrido pelas suas conseqüências , deveria , mediante seus representantes , tomar parte no castigo àquele pecado . “ Todo o Israel o apedrejou com pedras .” Então ergueu-se sobre ele um grande montão de pedras — testemunho ao pecado e seu castigo . “ Pelo que se chamou o nome daquele lugar o vale de Acor ”, isto é , “ perturbação .” No livro das Crônicas está escrita a sua memória : “ Acar , o perturbador de Israel ”. 1 Crônicas 2:7 .
O pecado de Acã foi cometido em desafio às advertências mais diretas e solenes e às mais grandiosas manifestações do poder de Deus . “ Guardai-vos do anátema , para que vos não metais em anátema ”, tinha sido a proclamação a todo o Israel . A ordem fora dada imediatamente depois da passagem miraculosa do Jordão , e do reconhecimento do concerto de Deus pela circuncisão do povo — após a observância da Páscoa , e o aparecimento do Anjo do concerto , o Capitão da hoste do Senhor . A ela se seguira a subversão de Jericó , dando provas da destruição que certo surpreenderá todos os transgressores da lei de Deus . O fato de que somente o poder divino dera a vitória a Israel , de que não entraram na posse de Jericó pela sua própria força , dava um peso solene à ordem que lhes proibia participar dos despojos . Deus , pelo poder de Sua palavra , vencera aquela fortaleza ; a conquista era Sua , e a Ele , unicamente , a cidade com todas as coisas que nela se continham devia ser devotada .
Dentre os milhões de Israel apenas um homem houve que , naquela hora solene de triunfo e juízo , ousara transgredir a ordem de Deus . A cobiça de Acã foi despertada à vista daquela custosa capa de Sinear ; mesmo quando ela o levou em face da morte , ele a chamou “ uma boa capa babilônica ”. Um pecado arrastara outro , e ele se apropriou do ouro e da prata dedicados ao tesouro do Senhor — roubou a Deus as primícias da terra de Canaã . O mortal pecado que determinara a ruína de Acã teve suas raízes na cobiça , um dos mais comuns e mais levianamente considerados dentre todos os pecados . Enquanto outras faltas são descobertas e castigadas , quão raramente apenas desperta censura a violação do décimo
352