Neicelara Direito ambiental | Page 15

Planeta Verde JUNHO/2017

Parte dos poluentes de carvão que contamina-ram Rio Tubarão se dis-solveram no encontro com Rio Braço do Norte

28/11/2014- 11h25min

Na manhã desta sexta-feira, a conta-minação por resíduos de carvão após vazamento em uma carbonífera de Lauro Müller, está há algumas horas da cap-tação da Tubarão Saneamento e já ultra-passou a ponte pênsil no bairro Guarda, em Tubarão, no Sul do Estado.

De acordo com os técnicos da empresa, boa parte do conteúdo poluente se dis-solveu no encontro entre os rios Tubarão e Braço do Norte. Os testes com a água coletada, em trechos do rio acima da captação, estão sendo realizados desde a madrugada desta sexta-feira.

A concessionária está com as equipes de campo em caráter emergencial. Caso o resultado das análises com a água contaminada determine que não será possível tratá-la, uma barreira, que já está instalada na entrada da captação, será ativada para que o poluente não entre no sistema, que está operando em carga máxima.

O vazamento da substância, chamada "finos de carvão", devido ao rompimento de uma barragem de sedimentação da mineradora de carvão Carbonífera Cata-rinense, aconteceu na madrugada de quarta-feira, próximo a nascente do rio, uma das bacias mais importantes da re-gião, que engloba 18 municípios. Por meio de nota oficial, a concessionária co-municou que está monitorando a man-cha, que vem se espalhando pelo rio, e emitiu um alerta à população para a pos-sibilidade de suspensão temporária de fornecimento de água tratada.

Por meio do software GIS (Sistema de Informação Geográfica) já foram simu-lados cenários e manobras necessárias, que priorizam o abastecimento de áreas emergenciais.

MUNICIPAL

14