MundoH64 | Page 6

6
Há mais de dez anos, que sigo e apoio projetos da Helpo, nomeadamente o projeto de apadrinhamento de crianças, que faz com que milhares de crianças possam ter condições para frequentar uma escola, o que, de outra forma, nunca sucederia.
No entanto, a viagem de“ Padrinhos” a Moçambique com a Helpo, em 2024, fez-me ganhar consciência da dimensão e importância das diferentes iniciativas junto das crianças e adolescentes, que, sem estas ações, teriam menos oportunidades.
Nessa viagem, pude conhecer de perto outros projetos, que a Helpo tem a decorrer, mas, acima de tudo, mostrou-me a seriedade e o impacto do trabalho da equipa da Helpo junto das comunidades.
Penso que, de uma forma geral, todos temos consciência das dificuldades: falta de água, alimentos, roupa, livros, cadernos e escolas, mas, ao sair do meu meio ambiente, desligar-me da azáfama do dia a dia e ter a oportunidade de ver“ in loco” a realidade das comunidades mais desfavorecidas, fez crescer em mim a necessidade de dar mais um passo no meu envolvimento com a Helpo.
Foi assim que decidi, através da minha empresa, INSTALL EXPERT, participar na iniciativa de construir mais 4 salas na escola de Murothone, no norte de Moçambique. Esta participação foi a minha forma de agradecer o trabalho inspirador dos responsáveis dos projetos, ao Coordenador Nacional Carlos Almeida e a todas as pessoas que integram esta ONGD. Para mim, regressar a Moçambique e participar na inauguração desta escola, foi uma enorme felicidade e a confirmação da minha ligação à Helpo.
Sílvia Caetano – INSTALL EXPERT
Este número não aumentou porque, ao contrário do que era esperado, a escola não passou a escola básica este ano letivo, criando alguma tristeza junto dos alunos e comunidade escolar, que queriam que os alunos da 7.ª classe começassem, já este ano, a ter escola perto de casa, em vez de caminhar 6 km até à Escola Secundária mais próxima.