5
Aquilo que poderia parecer um disparate, afinal foi uma ideia brilhante, prontamente respondida por várias empresas e amigos da Helpo: rapidamente conseguimos juntar os 55.000 € necessários para construir as três salas de aula e o bloco administrativo, em benefício dos 652 alunos, que estão na escola. Além das salas de aula, foram, ainda, entregues 75 carteiras, mobiliário e foram construídas latrinas para os alunos. Esta escola conta, agora, com seis salas em alvenaria, todas construídas pela Helpo, além das seis salas construídas pela comunidade, mas com apoio material da Helpo.
O dia da inauguração ficou marcado para o dia 31 de Janeiro de 2025, que marca o arranque do ano letivo e começou com a distribuição de Kits de material escolar para todos os alunos da escola. Antes da cerimónia do descerrar da placa, realizou-se a Cerimónia Makea, realizada pelos líderes comunitários, para invocar os espíritos dos antepassados.
A Helpo e a comunidade tiveram a felicidade de contar com representantes de algumas empresas que se juntaram a este projeto, no dia da inauguração. Falo de Paulo Duque e Dave Allen, da empresa moçambicana POLAR, de José Cavadas e família- Fátima, Mara e Rafael, em representação da RAWLPLUG, e de Sílvia Caetano e marido, Carlos Teixeira, da INSTALL EXPERT. Sabemos que muitos outros queriam estar connosco neste dia de festa.
Continuamos, assim, a contribuir fortemente para o desenvolvimento da Educação em Moçambique, com mais salas de aula, mais carteiras, mais material escolar para os alunos e sempre focados num futuro melhor para os 652 alunos inscritos nesta escola.
Este número não aumentou porque, ao contrário do que era esperado, a escola não passou a escola básica este ano letivo, criando alguma tristeza junto dos alunos e comunidade escolar, que queriam que os alunos da 7.ª classe começassem, já este ano, a ter escola perto de casa, em vez de caminhar 6 km até à Escola Secundária mais próxima.
Ficou, no entanto, a promessa que, no próximo ano, esse sonho será uma realidade, que irá beneficiar não só os alunos da escola de Murothone, como também, os de seis aldeias vizinhas, que vêem as distâncias encurtar, para que as suas crianças continuem a estudar.
Após a convocatória para participarmos no“ jogo” na escola de Murhotone, a Polar Limitada decidiu ir a jogo. A partida foi desafiadora, mas o resultado foi gratificante: quatro novas salas e 75 carteiras, que trouxeram alegria a centenas de crianças. Mais uma vez, a Helpo está de parabéns! É sempre inspirador ver iniciativas que, além de promoverem a educação, fazem a diferença na vida das crianças e da comunidade local.”
Paulo Duque- Polar Limitada