MundoH64 | Page 4

4
MOÇAMBIQUE

Muitas mãos por Murothone.

Nampula, Carlos Almeida

Ahistória da ligação da comunidade de Murothone à Helpo já vem de longa data. Inicialmente, desde 2008, a Helpo prestava apoio na Escola Primária Completa de Niapala, situada na Namaita, e tinha muitas salas anexas a funcionar, para permitir que a deslocação dos alunos não fosse tão grande. Uma dessas salas anexas, situada a 6km, era a Escola de Murothone que, além de ter um número elevado de crianças apadrinhadas, tinha uma população muito proativa, que solicitava sempre o apoio da Helpo para alcançar os seus objetivos. Quando, em 2012, se tornou uma escola independente e perante a inércia da escola” mãe”, decidimos realocar o nosso apoio a Murothone, que continuou com uma grande dinâmica, desafiando constantemente a Helpo e mostrando que aqui continuava a haver um grande espírito comunitário e de preocupação pelo bem comum e, sobretudo, pelos percursos escolares das crianças.

Em 2017, a Helpo conseguiu construir três salas nesta escola, em homenagem à madrinha Catarina, por parte dos seus pais- José Lopes e Filomena-, que voltaram a apoiar este novo projeto.
Foi em Janeiro de 2024, que surgiu a ideia de fazer o“ Desafio 11x5”, para conseguirmos construir salas de aula na Escola de Murothone. Conhecendo a dificuldade em termos um financiador único para um projeto com um custo tão elevado, a nossa Coordenadora Geral, Joana Clemente, surgiu com uma ideia, sublinhada com um“ talvez esteja a dizer um grande disparate...”, que afinal não era disparate nenhum:“ E se pedirmos a várias empresas que nos dêem um donativo de 5.000 € para conseguirmos alcançar este objetivo?”