MundoH64 | Page 26

26
PORTUGAL

Combater a violência juvenil.

Cascais, Raquel Sales Amaral
Período de execução: Anos letivos 2022 / 23, 2023 / 24 e 2024 / 25
Beneficiários: 731 alunos do município de Cascais 33 turmas 6 escolas 28 professores
Implementador: Associação Helpo
Financiadores: Câmara Municipal de Cascais Associação Helpo

Oprojeto MUDARTE está de volta às escolas de Cascais. Neste ano letivo, são 7 as turmas que estão a acolher o projeto. A Escola Básica de Santo António da Parede, a Escola Básica e Secundária de Carcavelos e a Escola Secundária Ibn Mucana aceitaram o desafio e receberam de braços abertos este projeto de capacitação de alunos do Município de Cascais. podiam ter acontecido com eles. A última fase, ainda em curso, consiste na partilha de resultados com a escola, professores e restante comunidade escolar. Esta fase de partilha, não só permite avaliar os resultados alcançados, mas também reforça o papel de cada aluno na construção de uma cultura de respeito e solidariedade, ampliando o alcance do projeto além das salas de aula e garantindo a continuidade do trabalho iniciado.

A violência entre os jovens configura-se, atualmente, como um dos problemas mais graves da sociedade contemporânea. Neste contexto, o projeto MUDARTE surge como uma proposta transformadora, convidando à reflexão sobre atitudes e valores baseados no respeito mútuo e na assertividade. A iniciativa tem como objetivo fundamental a construção de vínculos saudáveis, livres de qualquer forma de abuso ou violência. Ao envolver os jovens em processos de reflexão, debate e ação, o MUDARTE cria um espaço dinâmico, onde estes se podem expressar. Através dessa abordagem, espera-se que os participantes, não apenas experimentem essa transformação na sua própria realidade, mas também se tornem agentes ativos na promoção de uma mudança de atitudes e comportamentos relacionados com a violência, influenciando os seus pares, familiares e educadores.
O Mudarte começou por ser um projeto piloto implementado pela Helpo, em parceria com a Escola Básica Secundária de Alvide. Em 2019 recebeu o financiamento dos EEA Grants- Programa Cidadãos Ativ @ s( financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto), foi implementado durante 3 anos, envolvendo 18 escolas, 5 ludotecas e alcançando 3236 estudantes.
Desde 2022 que o Mudarte tem o financiamento da Câmara Municipal de Cascais e integra a Plataforma Saúde nas Escolas. Desta forma, os professores com turmas do 5 º ao 9 º ano das escolas públicas do concelho podem requisitar o projeto para ser realizado na sua turma.
Através da ferramenta do Teatro do Oprimido, criada por Augusto Boal, cerca de 170 crianças e jovens do 5.º ao 9.º ano têm a oportunidade de, ao longo de 7 sessões, trabalhar criativamente na identificação de situações de opressão, bem como na intervenção de forma assertiva perante as mesmas. Inicialmente, começaram por fazer dinâmicas de grupo, ouvir e debater histórias de violência. Numa segunda fase, teve lugar a teatralização dessas cenas, de forma a que os colegas pudessem intervir, fazendo também eles parte da solução dos problemas encontrados. Seguiu-se, depois, a identificação de histórias pessoais, para que todos se pusessem na pele do outro, com situações que