MundoH64 | Page 25

PORTUGAL
25

Um Aluno, um Voluntário.

Cascais, Nicole Barton

Desde 2023, a Helpo tem vindo a colaborar com a Escola Secundária de Cascais no projeto“ Um Aluno, um Voluntário”. Esta parceria visa incentivar o voluntariado juvenil com a escola, convidando diversas entidades e associações do Concelho de Cascais a realizarem sessões de esclarecimento sobre a sua ação. Posteriormente, os alunos do Ensino Secundário selecionam uma dessas organizações e, durante um semestre, dedicamse ao voluntariado semanalmente.

Nos últimos dois anos, a Ludoteca das Fontainhas recebeu cerca de 100 jovens voluntários. O projeto promove, não só, a participação dos alunos em iniciativas comunitárias, como também, os capacita, desenvolvendo competências pessoais, interpessoais e profissionais.
Ao promover o voluntariado, a Helpo procura também fomentar a aproximação entre os jovens e a comunidade local, incentivando a participação ativa dos alunos em projetos de responsabilidade social.
Um ótimo exemplo é a Madalena Morgado, que conheceu a Helpo em 2023, aos 15 anos, através deste projeto. Agora, aos 18, continua a colaborar ativamente em diversas iniciativas nacionais da organização.
Histórias, como a da Madalena, mostram que o voluntariado é uma troca, onde quem dá também recebe. E o impacto, tanto na comunidade, como na vida dos voluntários, é imensurável.
Entrevista com a Madalena: 1. O que te motivou a dedicar o teu tempo ao voluntariado com a Helpo? Dediquei, com prazer, o meu tempo ao voluntariado na Helpo, devido ao amor que recebi vindo da mesma. Devido à gratificação oriunda do“ voluntariar”. Mas, acima de tudo, devido a esta ONGD que, ao fim de algum tempo, se tornou casa.
2. Podes partilhar algum momento marcante ou uma experiência, que te tenha tocado enquanto voluntária na Ludoteca das Fontainhas? Em relação a esta questão, consigo destacar uma experiência com muita clareza: o amor vindo daqueles meninos. Parece“ cliché”, de facto, mas é verdadeiramente gratificante e acolhedor chegar a um sítio e sentirmos que pertencemos.
3. Como achas que o voluntariado contribui para o teu desenvolvimento pessoal e profissional? Acho que, no âmbito do desenvolvimento pessoal, contribuiu imenso para tornar a minha visão do mundo, e das vivências nele contidas, mais ampla e fidedigna. Além de ter sido uma aprendizagem significativa. Em termos de desenvolvimento profissional, por mais que ache que a empatia tem de estar sempre presente em qualquer profissão, sinto que, na que eu quero seguir( Psicologia Clínica), o voluntariado na Ludoteca das Fontainhas se veio encaixar perfeitamente.
4. O que dirias a outros jovens, que estão a pensar em tornar-se voluntários? Confiem que a experiência vos vai ser deveras gratificante, além de ser extremamente diversificada e divertida!
5. O que mais gostaste de fazer como voluntária e o que te deu mais satisfação? Como voluntária, o que mais me trouxe satisfação foi o carinho recíproco entre voluntários e crianças / jovens, que existe na Helpo.
6. Poderias resumir a tua experiência de voluntariado em uma frase ou sentimento que te marcou? Inclusão.
“ A Helpo dá vida tanto às crianças, que apoia, como aos voluntários, que por lá passam. Saímos sempre de coração cheio!” – Madalena Morgado, voluntária Helpo.