MundoH64 | Page 15

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
15

Muito mais que um projeto!

São Tomé, Miguel Jarimba

Este projeto teve como ponto de partida a nossa experiência prática, nomeadamente, na recolha de informação, de forma informal, em escolas onde a Helpo trabalha, em São Tomé e Príncipe. Os professores descrevem a forma como os alunos mostram dificuldades em expressar as suas emoções e são frequentes as queixas de comportamentos, como a violência, num contexto mais avançado, como no Ensino Secundário.

Estas reflexões foram o motor para a procura de uma maior compreensão da realidade santomense, no que diz respeito à literacia emocional em contexto escolar, bem como do possível impacto, que um programa de intervenção poderia ter, ao nível do aumento das competências emocionais e sociais dos alunos.
É fundamental, no contexto escolar, ensinar as crianças e os adolescentes a reconhecerem e a lidarem com as suas emoções, como forma de desenvolver a sua capacidade para se relacionar, de forma saudável, com os outros.
Ao receber apoio ao nível da literacia emocional, os alunos podem melhorar a sua maneira de lidar com os conflitos, desenvolver empatia e construir relações interpessoais saudáveis, o que contribui para um ambiente escolar mais harmonioso.
Para além dos benefícios académicos e interpessoais, o desenvolvimento da literacia emocional leva à redução de comportamentos problemáticos, pois a educação emocional ajuda os estudantes a entenderem as suas emoções e a controlá-las, o que pode reduzir comportamentos agressivos, impulsivos ou disruptivos.
Apesar da literatura defender, há vários anos, a importância da literacia emocional em contexto escolar, este tema não se encontra ainda estudado ao nível da realidade de São Tomé e Príncipe. Daí termos avançado, este ano, com este projeto, tendo em conta a adaptação ao contexto local deste país, levando em conta fatores como a cultura, os recursos disponíveis e os desafios enfrentados no ensino deste país.
Neste momento, estamos presentes em 4 escolas: Escola Primária de Monte Café, Escola Primária de Santa Catarina, Escola Secundária Básica António Francisco Afonso Pires – Monte Café e Escola Secundária de Santa Catarina, envolvendo um total de 49 turmas e 1570 alunos da 1 ª à 9 ª classe. Cada turma tem uma sessão mensal, onde abordamos esta temática a partir de dinâmicas de interação entre os alunos, através da pintura, mímica, teatro, entre outras, e conta com a participação dos professores responsáveis de cada turma e