MundoH62 | Page 13

13
Sofia Ribeiro
Foi a minha primeira viagem a Moçambique e a primeira viagem com desconhecidos . Não sabíamos nada uns dos outros , apenas o nome e o desejo de conhecer tudo o que a Helpo faz e ajuda a fazer .
Éramos 8 padrinhos com 8 afilhados no início e , no final , viemos 8 padrinhos com muitos mais afilhados . E tudo se deveu à experiência que vivemos , às pessoas que conhecemos dentro e fora da organização , às crianças com que brincámos e com as quais tentámos , de uma maneira ou de outra , comunicar .
Latrinas Galp : muito mais do que uma casa de banho
Em Moçambique , construir latrinas para as escolas significa muito mais do que entregar uma simples casa de banho . Com os balneários amigos da rapariga , inaugurados aquando da visita dos Padrinhos à Escola Comunitária São Carlos Lwanga , no Bairro de Mahate ( Cidade de Pemba ), a Helpo consegue proteger a Higiene e saúde menstrual das raparigas em idade escolar , além de combater o absentismo escolar relacionado com o ciclo menstrual das alunas .
Este projeto promove a igualdade de género , combatendo o estigma associado ao ciclo menstrual e promovendo o empoderamento das raparigas . Agradecemos a presença do Diretor dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia , José Cumpeu , na inauguração .
Nenhuma palavra vai conseguir explicar ou descrever o que vimos e o que sentimos em cada quilómetro que fizemos . Mil fotografias não mostram a necessidade gritante , que é continuar a apoiar a Helpo e tentarmos , como nos é possível , fazer a nossa parte , como membros desta comunidade global . Ajudarmos quem nada tem e , mesmo assim , se mostra sempre disponível para mais um aperto de mão , um sorriso com um aceno , dar o que tão pouco tem .
Um muito obrigada a Helpo , aos meus amigos e companheiros desta aventura , e a quem tanta paciência teve connosco , a explicar-nos tudo e mais não sei o quê - Cazé , Fátima e Sofia .
Sílvia Caetano
Sendo Madrinha Helpo há mais de 10 anos , esta oportunidade de ver o trabalho da Associação no terreno e sentir pessoalmente toda a realidade daquelas crianças , permitiu-me vivenciar de uma forma especial a importância do apadrinhamento e do trabalho da Helpo que é , em toda a sua dimensão , notável .
Não poderia também deixar de referir o impacto que esta experiência teve no fortalecimento dos laços que me unem ao projeto da Helpo e , acima de tudo , à minha afilhada . A todos muito obrigado por esta iniciativa e inesquecível .
Esta iniciativa , financiada pela Fundação Galp , veio juntar-se às três salas de aula construídas pela Helpo no âmbito do Projeto Karibu , que assim continua a apoiar as crianças e jovens de Cabo Delgado , num Bairro onde o número de crianças deslocadas continua elevado .