10
MOÇAMBIQUE
Joni Figueiredo
A Helpo proporcionou-me a oportunidade de conhecer o excelente trabalho , que efetua em várias comunidades vulneráveis no norte de Moçambique , nas províncias de Nampula e Cabo Delgado . Estas apresentam inúmeras carências em vários sectores vitais e , sem o apoio da Helpo , dificilmente teriam a oportunidade de melhorar a nível educacional , social , nutricional , entre outros sectores vitais para o desenvolvimento de uma comunidade . A Helpo visa também fornecer “ ferramentas ” para o crescimento pessoal e educacional , para que as pessoas destas comunidades , a médio e longo prazo , possam ter a oportunidade de construir uma vida melhor e possam elas próprias influenciar os outros a seguir o mesmo caminho .
Durante a viagem tive o privilégio de presenciar o carinho e a alegria genuína com que as comunidades recebem os colaboradores da Helpo , para além da oportunidade de conviver e interagir com este povo maravilhoso , que me enriqueceu muito a nível pessoal com as suas histórias de perseverança , superação e força . Um dos momentos altos da experiência foi conhecer e interagir com o meu afilhado e família , na comunidade de Mahunha , em Murrupula . Estávamos ambos nervosos e sem saber como reagir ou atuar , o que é perfeitamente normal tendo em conta a diferença cultural e a realidade em que ambos vivemos , mas nada como uma belíssima partida de futebol para “ quebrar o gelo ”! Ver o sorriso , que o meu afilhado esboçou durante o jogo , encheu-me a alma e , a determinada a altura , parecia que estávamos numa “ bolha ” e mais nada interessava , a não ser aquele jogo .
José Cavadas
Passado um mês do nosso regresso , o Cazé pediu-me para partilhar algumas palavras sobre a visita de padrinhos que fizemos , e confesso que fiquei detido na mensagem alguns minutos e até me emocionei ... ao reviver o facto de que , há apenas 4 semanas estávamos a embarcar nesta viagem e Experiência de Vida .
Desde que cheguei de Moçambique já fiz tanta coisa e trabalhei tanto que .... me deixou sem palavras e a meditar na velocidade com que vivemos as paixões do nosso dia a dia - família , trabalho , equipa - e no facto de , muitas vezes , não conseguirmos sair destes ciclos e percebermos que qualquer pouquinho , que façamos em Moçambique , milagrosamente é simplesmente multiplicado por 100 ou até 1000 .
Essa é a realidade mais imediata que retiro da viagem de padrinhos a Moçambique e a magia que , com esse pouquinho , a Equipa Helpo consegue fazer no terreno - uma pequena ajuda nossa , faz uma gigantesca diferença nas comunidades apoiadas pelos vários programas da Helpo .
Uma palavra final para o extraordinário companheirismo e amizade criada no grupo de padrinhos aventureiros desta viagem , de diferentes geografias , áreas académicas e profissões , que não se conheciam , mas que criaram laços para a Vida . Como dizem os meus filhos Mara e Rafael – foi TOP !