MundoH62 | Page 9

9
Filipa Rebelo
Esta viagem de Padrinhos tinha como objetivo possibilitar um contacto real entre afilhados e padrinhos / madrinhas , e conhecer o trabalho da Helpo no terreno .
Em cada comunidade , padrinhos e madrinhas tiveram oportunidade de conversar com os monitores e os familiares de crianças e jovens apadrinhados . Estas conversas , emocionalmente muito duras , por vezes , permitiram escutar a voz de quem diariamente procura um caminho melhor , com mais acesso a Educação e a bens essenciais . Fomos sempre muitíssimo bem recebidos por todo o staff e por todos os membros da comunidade que , apesar da barreira linguística , procuravam interagir connosco e partilhar canções , brincadeiras e sorrisos .
Esta não foi uma viagem de voluntariado , mas sim uma viagem de cariz solidário , que nos permitiu ver o dia a dia no terreno . É impressionante perceber até onde pode chegar o nosso contributo pontual ou mensal . Percebe-se , que é preciso conhecer a comunidade e os seus problemas , para dar um contributo benéfico e é isso que a Helpo faz , procurando capacitar e mover a comunidade num todo .
Ângelo Luís
Há uns anos que sou Padrinho da Associação Helpo , após ter visto uma reportagem sobre o trabalho da Associação na RTP1 .
Recentemente , tive a oportunidade única de embarcar numa viagem inesquecível a Moçambique , através do Programa de Apadrinhamento da Associação . Esta viagem permitiu-me não só contribuir um pouco para as várias comunidades locais que visitámos , mas também presenciar , em primeira mão , o impacto positivo que a Helpo tem no terreno . Ao chegar , fomos recebidos com uma calorosa hospitalidade e uma energia vibrante em todas as comunidades e escolas que visitámos . A dedicação dos profissionais da Helpo era evidente em cada sorriso de uma criança e em cada história de esperança e progresso , que nos foram sendo contadas .
Tive a sorte de conhecer 3 afilhados no terreno , dois dos quais já terminaram os estudos . Conheci também o meu afilhado atual , que estuda no 8 º ano e que está envolvido na distribuição do lanche escolar aos mais de dois mil alunos da escola , que frequenta . Foram dias intensos , mas muito especiais ! Guardo para sempre o sorriso dos jovens , em especial dos meus afilhados , que tinham um brilho no olhar ! Há imagens que nos marcam e essa foi mesmo uma delas . Poder ver quem são os jovens que já apoiei com o meu contributo anual no programa Futuro Maior e receber deles o maior dos sorrisos , o aperto de mão sincero e ... algumas recordações de Moçambique como bananas , cestas ... e até uma galinha bem viva ! Muito obrigada a todos os que tornaram esta viagem possível !
Conhecer a minha atual afilhada foi , sem dúvida , o ponto alto desta grande aventura . Compartilhámos momentos de alegria , muita emoção e aprendizagens mútuas , que ficarão para sempre gravados na minha memória . Ver de perto como o meu pequeno apoio está a ajudar a transformar a vida dela e da sua comunidade trouxe-me uma profunda alegria e sentido de realização . Esta viagem não só reforçou o meu compromisso com a Helpo , mas também me proporcionou uma visão mais ampla e empática do mundo , inspirando-me a continuar a contribuir para um futuro mais justo e solidário para todos .