1�
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
I Fórum dos Problemas ligados ao Álcool .
São Tomé , Bruna Jarimba
Preferia falar-vos da realidade crua , que encontramos no terreno . Dos nossos encontros com as comunidades de Angra Toldo e Ribeira Peixe , das mãos trémulas de quem se esforça por assinar a sua presença em mais uma sessão , dos relatos de quem vive na primeira pessoa as consequências do consumo excessivo de álcool , das lágrimas da mãe que encontra na bebida o conforto e suporte para enfrentar mais um dia de impotência face à desnutrição do seu filho ... Sei que não é um cenário bonito , não é coisa de revista , mas são os testemunhos vivos e as histórias por trás dos números que fundamentam a pertinência do projeto “ Grávida sem Álcool , Bebé com Saúde ”.
Desde 2019 , a Helpo tem vindo a trabalhar na área da redução de consumo de álcool pela população materno-infantil em São Tomé e Príncipe ( STP ). Apesar do importante trabalho que temos desenvolvido junto das comunidades , sabemos que , para haver mudança deste paradigma , é necessário que os governantes unam esforços e criem políticas para combater este flagelo , que atinge as mais variadas franjas da sociedade . Sabemos , pois , o quão importante é o nosso papel de advocacia junto das autoridades locais e como tal , realizámos o I Fórum dos Problemas Ligados ao Álcool , em STP .
Dirigido a governantes e pessoas influentes na tomada de decisão em STP , este Fórum teve como objetivo consciencializar e dar voz à problemática do Alcoolismo .
Para tal , contámos com a participação do Subdiretor Geral do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências do Ministério da Saúde de Portugal que , juntamente com o Ministro da Justiça de STP e o Coordenador Nacional da Helpo em STP , realizaram a abertura deste Fórum .
O SICAD , o Programa Nacional de Doenças Crónicas Não Transmissíveis , o Instituto da Droga e Toxicodependência , a