MundoH57 | Page 17

17
Inspeção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ensino Superior de STP e o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr . Ayres de Menezes participaram com intervenções nos diversos painéis alusivos à temática do álcool . Desta forma , procurou-se apresentar várias instituições em São Tomé , que trabalham a problemática do Álcool e outras Drogas , e abordar o panorama do alcoolismo a nível nacional : o que tem sido feito , o que se pensa fazer no futuro e que desafios / dificuldades têm enfrentado .
Para concluir este dia de debate e reflexão , dedicámos o último painel às boas práticas internacionais , que têm sido implementadas noutros países , Para tal , participaram , via on-line , a Associação Nacional de Luta Contra as Drogas ( ANLD ) de Angola , a Comissão de Coordenação do Álcool e Outras Drogas de Cabo Verde e o Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga de Moçambique .
Através do contributo de pessoas de referência , de vários países , que trabalham na área dos comportamentos aditivos , procurou-se promover a partilha e a reflexão , mostrando que , apesar de todos os desafios que enfrentamos no combate às drogas , existem boas práticas inspiradoras , que nos motivam a continuar este trabalho no combate às drogas , mais especificamente ao Álcool .

“ este Fórum teve como objetivo consciencializar e dar voz à problemática do Alcoolismo ”

Para além de todos os que participaram com as suas intervenções nos painéis , contámos com a presença de Deputados da Assembleia Nacional de STP , da Cooperação Portuguesa , representantes da UNICEF , instituições públicas e organizações da sociedade civil , num total de 60 participantes .
Na Sessão de Encerramento , a Ministra da Saúde de STP , no seu discurso , teceu algumas considerações sobre o tema e deu por terminado o I Fórum dos Problemas Ligados ao Álcool em STP .
Após este dia de trabalho e discussão , cujo balanço foi bastante positivo , terminámos com o sentimento de missão cumprida . Para além desta actividade se ter revelado um verdadeiro momento de sinergia entre todos os participantes , tem sido muito gratificante testemunhar a aproximação entre o Instituto da Droga e Toxicodependência e a Polícia Nacional de STP , fruto deste evento e a partir do qual estabeleceram uma parceria , que lhes permite unir esforços e rentabilizar os recursos disponíveis em campanhas de sensibilização por todo o país .
O projeto “ Grávida sem álcool , Bebé com saúde ” é cofinanciado pelo Camões , I . P e pela Direção-Geral da Saúde com a parceria técnico-científica do SICAD e ainda com a parceria do Instituto de Droga e Toxicodependência , da Câmara Distrital de Caué e da Área de Saúde de Caué .