MundoH56 | Page 8

MOÇAMBIQUE
de medo , ao frio e à chuva .
H : Quais foram os principais e mais graves estragos provocados pelo Gombe na Ilha ? MC : Há muitas habitações perdidas . As casas tradicionais da Ilha , onde vive a maior parte da população , são construídas com material local como barro , palha e chapas . Muitas coberturas voaram com o vento e as paredes “ derreteram ” com a chuva . Também se perderam muitas escolas e centros de saúde , e diversos campos agrícolas ficaram alagados .
H : Face aos danos verificados e ao apoio de emergência , que era necessário dar às populações , qual foi a intervenção imediata da Helpo no terreno ? MC : A Helpo fez um diagnóstico imediato da situação dos seus colaboradores e , de seguida , dos danos causados nos projetos da Helpo a nível material . Tendo em conta os danos , ficou imediatamente decidido que a Helpo iria direcionar todo o apoio aos seus colaboradores diretos e ao público- -alvo dos projetos : as crianças das escolinhas e as ativistas do Projeto 1000 Dias de boa alimentação . Após este diagnóstico , verificou-se que quase todas as pessoas ligadas à Helpo , na Ilha , tinham sido afetadas . As necessidades imediatas eram comida , abrigo , medicamentos e materiais de construção . A Helpo começou por trazer de Nampula um kit de alimentação para cada colaborador e foram enviados diversos pedidos de apoio a Portugal e a Moçambique , foram contactados os órgãos de comunicação e foram enviadas propostas para Fundos de Emergência .
H : Como decorreu a coordenação da intervenção com as diferentes entidades ? MC : Logo no dia 12 de março , começaram as sessões do Comité Operativo de Emergência , onde a Helpo esteve sempre presente . Foi dado um apoio imediato ao Governo Distrital e ao Município , com a disponibilização das viaturas do projeto e de 3 motosserras . A Helpo ajudou também a fazer o diagnóstico porta-a-porta da população , que vive no continente e esteve envolvida nos Comités criados de Educação e Ação Social .
H : Quais os principais danos causados pelo ciclone nos projetos da Helpo , designadamente no acesso das crianças à escola ? MC : O projeto de desenvolvimento do pré-escolar tem 4 Escolinhas . A Escolinha da Ilha e do Sanculo ficaram com parte das coberturas destruídas . A Escolinha do Lumbo foi a que sofreu mais danos : metade das salas ficaram inutilizadas . A Escolinha do Filipe Samuel Magaia , que se situa num meio mais rural , não sofreu danos significativos . Contudo , as duas vias de acesso ficaram bloqueadas com árvores caídas ou com inundações .