MundoH53 | Page 30

��
PORTUGAL

dar voz às escolas !

Ermesinde , Marisa Silva
Na rotina semanal da nossa Delegação Norte , as escolas abriam sempre as portas à nossa presença , quer para abordar , com os alunos do Ensino Básico e Secundário , os projetos desenvolvidos pela Helpo nos quatro países onde está presente , quer para fazer chegar uma história , que deixa o mundo fictício e aproxima as crianças do Pré-escolar e 1 º Ciclo das escolas do nosso país à realidade das crianças , que vivem nas comunidades mais rurais de Moçambique .
Com a chegada da pandemia , o projeto “ A minha escola helpa e a tua ?” não confinou ! Abriu as suas janelas virtuais e encontrou nas plataformas online , uma nova forma de se aproximar de alunos , professores e comunidades escolares . Com o desconfinamento gradual , temos vindo a desdobrar o projeto num modelo misto , que nos permite alcançar ainda mais alunos e mantermo-nos disponíveis , igualmente , para o modelo presencial .
Damos , agora , voz aos intervenientes , àqueles que acolhem este projeto da Helpo tão calorosamente nas suas “ casas ”!
Testemunhos Ana Paula Petronilho ( Professora do 1 º ciclo ) - Esta divulgação da ONGD , junto dos mais pequeninos , permite uma aproximação mais real , ao modo como vivem os povos destes países . Os alunos apercebem-se da diferença de realidades e acabam por ganhar uma maior consciencialização da importância da Helpo , que desenvolve ações visando melhorar as perspetivas de vida destas crianças e suas famílias . Um povo instruído é menos influenciável a ideias nefastas e pouco credíveis . Por outro lado , os alunos conseguem mais facilmente convencer os pais a serem mais solidários nas campanhas a que a escola adere . Pelo fabuloso trabalho de todos os voluntários , um imenso obrigado !
Maria José Maia ( Professora do Ensino Secundário ) – Venho , por este meio , agradecer a vossa colaboração no nosso projeto de Cidadania e Desenvolvimento , do 11 º ano SE2 , da Escola Secundária José Régio , de Vila do Conde . Primeiramente , queríamos agradecer ao Professor Garrido , pois foi ele que me falou dos vossos projetos junto das populações mais desfavorecidas , dentro e fora de Portugal . Após um primeiro contacto com a Associação Helpo , senti imediatamente disponibilidade em serem parceiros do nosso projeto . Propuseram-se automaticamente vir à escola fazer uma pequena conferência , para explicarem aos alunos quais as suas áreas de intervenção e onde poderíamos encaixar o nosso projeto “ Mochila Solidária ”. Com o confinamento , tivemos de cancelar a conferência presencial , tendo sido realizada uma videoconferência na plataforma Teams , na presença de todos os alunos . Esta sessão foi bastante esclarecedora e os alunos compreenderam que o projeto de Cidadania ( Direitos Huma-