�1 nos ) poderia ir ao encontro de crianças carenciadas de uma comunidade de S . Tomé e Príncipe . Trabalharam arduamente e empenharam-se , mobilizando toda a escola na angariação de materiais escolares . Solicitaram também apoio à Junta de Freguesia de Vila do Conde , que nos cedeu transporte para as mochilas e um táxi , para que a representante da turma e respetiva Diretora de Turma entregassem o testemunho à Associação Helpo . Penso que a Associação Helpo deveria divulgar o seu projeto de intervenção junto de todas as escolas do país . Muitos dos projetos de cidadania das escolas , em vez de ficarem apenas no papel , poderiam ser mais práticos , tendo um papel mais interventivo junto de outras comunidades carenciadas . Os alunos da minha turma gostaram imenso de trabalhar com a Associação Helpo e , futuramente , iremos contactar-vos para outras atividades . Para terminar , este projeto foi publicado em jornais locais , no Facebook da escola e da Junta de Freguesia de Vila do Conde . Parabéns pelas vossas iniciativas !
Beatriz Veiga ( Aluna ) - Em nome da turma , a palestra que foi dada por parte da Helpo foi bastante importante para entendermos que é cada vez mais importante ajudar quem precisa . E , também , sabermos que formas existem para executar essa função e que podemos dar o nosso contributo através de coisas do dia a dia como , por exemplo , a construção de uma escola através do IRS . Ficámos bastante interessados pelos assuntos tratados na palestra e agradecemos desde já a disponibilidade da Helpo .
Mariana Couto ( Professora do 1 º ciclo ) - A atividade desenvolvida com a turma 4 A foi fundamental para a consciencialização dos alunos relativamente à realidade das crianças e famílias apoiadas pela Helpo . Anteriormente , os alunos já eram bastante proativos e participativos nas campanhas levadas a cabo , mas a sua sensibilidade assentava “ numa narrativa abstrata ”. Esta atividade contribuiu para o desenvolvimento de uma perspetiva mais próxima da realidade e levou , até , a uma maior atenção ( e acompanhamento ) relativamente a todo o trabalho e campanhas levadas a cabo pela ONGD . Ficamos muito gratos pela disponibilidade e esperamos poder continuar a contribuir com o que estiver ao nosso alcance . Muito obrigada !
Ana Paula Seara ( Professora do 1 º ciclo ) - Muito obrigada à Marisa e à Luísa pela oportunidade que deram aos meus alunos de conhecerem uma realidade tão diferente do quotidiano deles . Ouviram com muito interesse a história da Ancha , com um dia a dia tão diferente das vivências a que estão acostumados . É muito importante para as nossas crianças terem conhecimento da existência da Helpo , desta Organização que dá apoio a crianças desfavorecidas , do outro lado do mundo , e que todos juntos podemos ajudar , tornando os seus dias mais fáceis .
Margarida Pereira ( Professora do Ensino Secundário ) - Foi por iniciativa dos alunos da minha Direção de turma , que entrei em contacto com a Helpo . Desde o início , mostraram-se disponíveis para o diálogo e aceitaram , sem hesitar , realizar uma reunião com os alunos , por videoconferência , para apresentarem a organização . Os alunos abraçaram o projeto e foram incansáveis na recolha de bens . Quando fomos entregar os bens recolhidos , fomos recebidos com um sorriso que nos abraçou . Parabéns pelo vosso projeto e muito obrigada por nos terem recebido como amigos !
Em 2021 :
Escolas onde intervimos : Escola Secundária José Régio , Vila do Conde – 11 º ano ; Escola dos Sininhos , Póvoa de Varzim – 1 º ao 4 º ano ; Escola Secundária D . Afonso Sanches – 12 º ano ; Escola Dr . Manuel Gomes de Almeida – Espinho , Ensino Secundário . N º de sessões : 13 N º de alunos abrangidos : 400