Mulher Indígena: Voz e Vez na Resistência. | Page 11

O QUE PODEMOS APRENDER COM NITYNWÁ PATAXÓ

Conheça um pouco da história da Reserva da Jaqueira, aldeia Pataxó em Porto Seguro (BA). A comunidade é comandada por três mulheres, se desenvolve e fortalece laços com a cultura local preservando a natureza, se preocupando com as futuras gerações a fim de deixar um legado que preza pelo coletivo. Assista a este Corall Talks e se encante com os princípios, valores e cultura desta etnia comandada por mulheres sábias que têm muito a nos ensinar sobre liderança!

RACISMO E PANDEMIA

Várias lideranças indígenas têm discutido essa pandemia em relação aos povos indígenas, que vão fazendo reflexões e chegando a algumas conclusões. Uma delas é a de que essa pandemia não é única. Atrelada a ela tem o racismo, declaradamente contra os diferentes dos vieses e costumes europeus que forma o ideal único de ‘povo brasileiro’.

O extermínio dos povos indígenas foi feito de várias formas. Nunca se matou tantas lideranças e nunca se invadiu tantas terras indígenas como nos últimos 2 anos, por exemplo. E uma das formas de extermínio é exatamente o apagamento das identidades, o apagamento da memória. Isso vai estar, por exemplo, na literatura. "Quando eu penso literatura indígena, ou literatura sobre povos indígenas, vai haver um apagamento do passado e do presente também."

Entrevista com Elisa Pankararu 2020 Disponível emhttps://papodegalo.com.br/entrevista-elisa-urbano-ramos/

11