Minha primeira Revista Minoria Social | Page 5

5

Respeito é bom e geral gosta

Mais do que discutirmos ou classificarmos as variações de gênero, o importante é respeitar a identidade com a qual a pessoa se identifica, sem excluí-la da vida social.

Diversidade e Cultura

Porque não tem nada mais libertador do que ser quem você é!

Pabllo Vittar – 22 anos, cantora, Brasil De atendente em redes de fast food à faculdade de designer, Pabllo rodou até conseguir o seu lugar: na música! Isso foi em 2015. Como você se define? Um menino gay drag, superfeminino, que se esforça ao máximo para se parecer com uma menina. Mas não sou trans! Qual pronome prefere que as pessoas usem com você? Prefiro ser chamada de “a” Pabllo, principalmente quando estou montada.

Jake Warden – 15 anos, influencer, EUA Olho gatinho, contorno, batom azul. Os ficaram ainda mais famosos depois de ele gravar um vídeo dizendo que não é trans, é apenas um menino que gosta de make e coisas feminias. As pessoas te questionam por ser menino e usar make? Muito! E sinto que na maior parte das vezes, me questionam de maneira ofensiva. Mas os acalmo e digo que maquiagem é arte, auto-expressão, e não tem gênero!

Liniker – 21 anos, cantora, Brasil Linker é a vocalista de Liniker e os Caramelows. Além do visu gilr power, com brincos giga, batom colorido e turbante, suas apresentações são puro engajamento social.

Hoje, você se identifica como mulher trans? Sim. Há tempos sentia que não tinha gênero e não me identificava nem com “o” nem com “a”. Até que certo dia, lendo uma matéria sobre a banda, vi “o cantor” e me incomodou... A partir de então, entendi que era “a” Liniker.

O preconceito faz parte da sua vida? Ele está em todos os lugares, principalmente por ser mulher trans e negra. Sair de casa é ameaçador para a gene... Dá medo.

Gênero

Agênero: não se identifica com nenhum gênero

Binário: característica de quem possui como perspectiva de gênero a divisão obrigatória entre masculino e feminino. Uma mulher cis é binária, assim como uma trans

Cisgênero: quem corresponde ao gênero atribuído ao nascimento

Drag: expressão de gênero artística temporária. Um artista que usa roupa associadas ao gênero feminino é Drag Queen e quem usa elementos masculinos é Drag King

Transgênero: qualquer pessoa que não corresponde ao gênero designado no nascimento.

Travesti: é uma identidade brasileira de quem foi designada do gênero masculino e objetiva a construção do feminino.

Transexual: pessoa com identidade de gênero discordante da atribuída ao nascimento e que realiza uma transição (hormonal ou cirúrgica) para o modo como se reconhece.

Intersexo: condição anatômica de quem não se encaixa nas definições médicas de feminino e masculino. Anteriormente chamado de hermafroditismo

Bissexualidade: atração pelos dois gêneros binários, homem e mulher

Pansexualidade: atração idependente do gênero, relativamente todos os gêneros binários e não binários

Polisexualidade: atração independente do gênero, mas não relativamente a todos os gêneros

Autores: Cleiton Lima, Dgeone, Jhonatan e Micael

3Ano E- Matutino