Nós podemos fazer isso
As mulheres ao longo de sua história foram vistas como criatura frágil e delicada, elas conquistaram os seus direitos a partir da década de 1890 e entre 1993 através do voto. Quando o rock ainda estava nascendo nos Estados Unidos, com o gênero Rockabilly que fez e ainda continua fazendo parte do cotidiano da juventude rockeira, se engana quem pensa que só os homens que sabe tocar um bom rock in roll, as mulheres mostraram ser iguais e que rock não é apenas um estilo de vida de garotos. A mãe do rock foi a cantora Wanda Jackson que adentrou em seu estilo o rockabilly.
Na década de 1960 Elvis e os Beatles já tinha espalhado o rock in roll por todo lugar no mundo e poucas bandas que tinham mulheres. Nos dias atuais essa estatística ainda não mudou cerca de 90% das bandas são compostas por homens e só 10% é composta por mulheres. Infelizmente no mundo do rock in roll ainda existe preconceito até entre as bandas famosas existe músicas que tem algumas letras com uma influência e apologia ao machismo como:
I used to love her (Eu costumava amá-la)
But I had to kill her (Mas eu tive que matá-la)
I used to love her (Eu costumava amá-la)
But I had to kill her (Mas eu tive que matá-la)
I had to put her, six feet under (Eu tive que colocar ela a sete palmos abaixo da terra)
And I can still hear her complain (E eu ainda posso ouvir ela reclamar)
Essa música é da banda Gus N’ Roses o vocalista Axl Rose foi preso diversas vezes por agredir sua namorada. Muitos festivais de rock, cerca de 98% do público são homens. Eles geralmente não ouvem nada composto por mulheres preferem as músicas mais alternativa/ undergroud mas a maioria dão mais atenção e ouvem mais bandas masculinas do que as femininas. Mas por que será que isso acontece?
Na historia do rock existem muitas mulheres que marcaram o estilo musical ; como Joan Jett, Cherrie Currie, Debbie Harry, Patti Smith, Janis Joplin, Courtney Love, Brody Dalle, e entre diversas outras musas. Mas, infelizmente ainda temos uma indústria machista.
As rainhas do rock estão cada vez mais conquistando o seu espaço, muitas cantoras são conhecidas internacionalmente que é o caso da cantora baiana Pitty e a cantora fundadora da vanguarda Rita Lee.