Gorduras e óleos
São ótimas fontes de energia e vitaminas lipossolúveis. Por exemplo: margarina, manteiga, óleo e creme de leite. Alimentos desta categoria devem ser oferecidos na maior quantidade tolerada.
Suplementos comerciais
São aditivos úteis à alimentação, porém essa é uma opção mais cara do que o consumo de porções maiores de comida. Eles podem ser adquiridos na farmácia.
Há dois tipos de suplementos: os ricos em energia e os ricos em energia e proteínas.
Suplementos rico em energia: Esses suplementos contêm carboidrato em pó a base de maltodextrina e polímeros de glicose.
Eles vem em pó para serem misturados à comida ou polvilhado sobre ela. Tem a mesma quantidade de energia do açúcar, mas sem o sabor doce.
Suplementos rico em energia e proteína: Inclui produtos como o Sustagen ® e o Ensure ®, alguns desses produtos podem ser encontrados nos supermercados. O seu sabor pode ser alterado adicionando a ele por exemplo achocolatado. Esses suplementos têm alto valor proteico e não devem ser dados para bebês em seu primeiro ano de vida.
Suplementação de sal
A perda de sal através da pele é um grande problema nas crianças com FC durante exercícios ou no clima quente. Isso é especialmente importante porque a perda de água é exagerada e a desidratação pode ocorrer rapidamente em bebês e crianças pequenas.
Para bebês é necessário adicionar sal ao leite materno ordenhado ou à fórmula de leite. O leite materno contém muito menos sal do que as fórmulas, então a suplementação necessária será maior.
O sal deve ser adicionado ao longo do dia, e deve ser aumentado nos climas quentes. A quantidade de sal necessária varia e as enfermeiras e nutricionistas especializadas em FC do seu centro indicarão como essa suplementação deve ser feita.
Dado que as crianças passam a se mover mais e praticar mais esportes quando entram na escola, a atenção dada para a suplementação de sal( na forma de comprimidos ou bebidas esportivas) deve ser aumentada tanto para exercícios como para jogos competitivos nessa ocasião.
25