A Soberania das Escrituras
disciplinar a base de nossas convicções espirituais para“ sola scriptura”.
O significado das Escrituras: Ensino contextual Como duas pessoas com visões opostas podem citar a mesma Bíblia? Obviamente não se trata de uma falha nas Escrituras, mas do mau tratamento dado a elas pelo leitor. Então, como devemos abordar a Bíblia para chegar a interpretações adequadas sobre todas as questões, especialmente aquelas envolvidas no ensino e na prática carismática?
Imagine que Bob converse com seu vizinho Barney, cuja esposa está grávida.
Bob:“ Barney, você e sua esposa Beatrice são um casal muito bonito. Se vocês tiverem um bebê feio, eu vou comer meu chapéu!”
No dia seguinte, Barney Jr. nasce e Barney diz à sua esposa:“ Você sabia que nosso vizinho Bob me disse que temos um bebê feio?”
É verdade que Bob disse essas palavras específicas. No entanto, considerar apenas parte do que uma pessoa diz pode ser prejudicial, enganoso e perigoso. É muito fácil cometer esse mesmo erro com a Bíblia. Por exemplo, Efésios 4:28 diz:“ Aquele que furtava, não furte mais”. Eu poderia usar esse mesmo texto para ensinar que a Bíblia ordena que os cristãos roubem. Afinal de contas, o versículo não diz:“ Aquele que furtava, furte!” Sim, essas palavras estão lá, mas o contexto imediato do restante do versículo dá o significado oposto.
Todo texto é embalado em um contexto. Devemos levar em conta a frase, o parágrafo, o livro e até mesmo o Testamento em que se encontra para concluir qual é o significado e o sentido de qualquer parte das Escrituras. Grande parte da confusão no movimento carismático se deve simplesmente ao fato de não aplicarmos esse princípio essencial do“ contexto” na interpretação da Bíblia.
A Soma das Escrituras: Ensino total Gertrude compartilha sua receita secreta de bolo de banana com Georgette, Georgette mistura bananas, farinha e água, despeja a massa em uma panela e a coloca no forno. Ela está condenada a um desastre culinário, simplesmente porque não incluiu todos os ingredientes na
10