Línguas, Curas, Profecias | Page 11

a soberania das escrituras

Tenho 4,27 metros de altura. Até me medi com uma régua. Intuitivamente, você sabe que não tenho, mas como poderia provar isso? Se você me medisse com uma régua, descobriria que tenho 1,80 m de altura. Qual é a diferença? A régua que usei veio de uma caixa de ferramentas de brinquedo de uma criança e, de acordo com essa régua, tenho, na verdade, 4,27 metros de altura. A régua, ou padrão, errado produz conclusões erradas.

Os cristãos da Beréia usaram sua régua para ver se o ensino do apóstolo Paulo estava à altura. Lucas diz:“ Estes(...) de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”( Atos 17:11). Eles não usaram seus sentimentos, suas experiências ou as tradições da igreja para avaliar a pregação de Paulo.
Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou um cartaz com 95 teses na porta da igreja católica em Wittenberg, Alemanha. Essa foi sua grande declaração das verdades que ele havia descoberto como resultado de sua apreciação da“ sola scriptura”. Ao ser desafiado pelo imperador a se retratar na famosa Dieta de Worms, em 1521, Lutero respondeu:“ A menos que eu esteja convencido pelas Escrituras e pela razão simples, não aceito a autoridade dos papas e dos concílios, pois eles se contradizem- minha consciência é cativa da Palavra de Deus. Não posso e não vou me retratar de nada, pois ir contra a consciência não é certo nem seguro. Aqui estou, não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém”.
A“ Sola scriptura” tornou-se o principal princípio orientador da Reforma Protestante. O grande John Wesley chamava a si mesmo de homo unius libri, um homem de um só livro. Hoje não é diferente; devemos limitar e
9