A Dependência Espiritual de uma Igreja Local 91
O caráter coletivo do sacerdócio
Podemos agradecer a Deus que , como Martinho Lutero compreendeu , nós sempre temos acesso à presença de Deus , além do véu , quando nos achegamos a Ele como filhos ao Pai e curvamos nossos joelhos no recôndito da Sua presença . Entretanto , sacerdócio abrange muito mais do que isso . De acordo com a definição dada em Hebreus 5:1 , é um serviço “ a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus ”. É principalmente uma função em relação a Deus , no oferecimento de “ sacrifícios espirituais , agradáveis a Deus , por Jesus Cristo ” ( 1 Pedro 2:5 ). Essa função do sacerdócio é sempre descrita no Novo Testamento num sentido coletivo . Um cristão , individualmente , nunca é chamado de sacerdote , mas , coletivamente , somos um sacerdócio . Não negamos a aproximação individual a Deus , com base no precioso sangue que Cristo derramou , mas frisamos a verdade da função do sacerdócio coletivo . Quando nos reunimos como igreja , aqueles que participam audivelmente , quer seja com orações de súplicas ou como adoradores no sacrifício de louvor , estão orando ou louvando como a voz do grupo reunido . Irmãos estão exercendo seu sacerdócio , quando são guiados , de forma inteligente , pelo Espírito Santo e estão realizando um serviço “ a favor dos homens , nas coisas concernentes a Deus ”. Eles estão colocando em prática a grande verdade que todos os cristãos fazem parte do sacerdócio santo do Novo Testamento .
Essa é a razão pela qual qualquer restrição colocada pelos homens na oração ou louvor interfere com o controle soberano do Espírito Santo sobre as funções do sacerdócio . É literalmente impossível exercer o sacerdócio do Novo Testamento num lugar onde um homem é indicado como pastor ou ministro . Isso se torna num grande problema se o Espírito está movendo os corações dos cristãos em adoração e um homem reivindica direitos exclusivos à função de sacerdote . Não há lugar para o sacerdócio funcionar sob estas condições . Não é de se admirar que o Senhor use linguagem tão forte para falar da doutrina dos Nicolaítas , que simplesmente significa líderes sobre os leigos . O Senhor diz : “ o que eu aborreço ” ( Apocalipse 2:15 ). Um cristão sincero certamente não vai se associar com algo que o Senhor aborrece !
Como sabemos , “ Deus não é Deus de confusão ” ( 1 Coríntios 14:33 ) e Ele orienta o sacerdócio de acordo com a Sua própria Palavra ,