92 A Dependência Espiritual de uma Igreja Local
isto é , Ele nunca guiaria uma irmã a se levantar em adoração audível . Havia muita desordem em Corinto e 1 Coríntios 14:23- 33 foi escrito para corrigir parte desta desordem , mas o versículo 26 é uma afirmação de como a igreja funcionava : “ Cada um de vós tem salmo , tem doutrina , tem revelação , tem língua , tem interpretação . Faça-se tudo para edificação ”. Se não podemos provar mais nada a partir desse versículo , podemos com certeza mostrar que não era somente um único homem que participava nas reuniões da igreja local .
A distinção entre dom e sacerdócio
Como temos visto no capítulo 9 , o trabalho do diácono pode ser de caráter prático ou espiritual , mas a maior parte do trabalho do diácono descrito no Novo Testamento é espiritual . Esse trabalho inclui o exercício do dom . Pode incluir o trabalho do evangelista ou do ensinador e inclui aspectos do trabalho do pastor no seu cuidado carinhoso das ovelhas do rebanho . O trabalho do diácono corresponde ao serviço levítico do Velho Testamento e inclui um chamado divino e uma capacidade para um serviço específico . É o exercício de um dom divinamente dado .
Por algum motivo o trabalho do diácono é confundido , nas mentes de alguns , com o conceito de sacerdócio . O sacerdócio do Novo Testamento não é ligado a nenhum dom . É o privilégio herdado de todos os salvos . Não é a falta de dom que limita a função sacerdotal . É a ausência de um coração fervoroso para com Cristo . É verdade que alguns homens são homens públicos e para eles é muito mais fácil se expressar numa reunião da igreja local do que para outros . Um homem pode sentir muito a sua falta de capacidade e crer que os outros podem participar nas orações de louvor muito melhor do que ele , mas ele pode gozar , em sua alma , verdadeira comunhão com Deus e sua expressão audível de gratidão pode ser mais doce a Deus e mais inspiradora às almas dos salvos do que as longas e eruditas orações do outro . É preciso ter um coração que aprecia Cristo para poder adorar ; um espírito no qual o Espírito Santo tem agido para produzir verdadeira adoração a Deus pelo Seu Filho ( Filipenses 3:3 ). Isto nada tem a ver com dom .
A ligação entre serviço sacerdotal e levítico Mesmo uma leitura superficial de Números 3 e 4 irá nos