90 A Dependência Espiritual de uma Igreja Local
neotestamentário a partir do modelo de Arão e seus filhos . Era a intenção de Deus que Israel fosse “ reino sacerdotal e povo santo ” ( Êxodo 19:4-6 ). Três das quatro afirmações sobre nosso sacerdócio santo , em 1 Pedro 2 , vêm de Êxodo 19 . O sacerdócio nacional de Israel era condicional ( Êxodo 19:5 ), mas Israel deixou de ouvir a voz de Deus e de guardar a Sua aliança , o que resultou na escolha divina da tribo de Levi e na separação de uma família para o sacerdócio ( Êxodo 28:1 ).
O sumo sacerdote de Israel é descrito em Hebreus 5:1 , numa linguagem que ajuda muito a nossa compreensão do sacerdócio .
1 . Ele era um homem , 2 . Escolhido dentre os homens , 3 . Constituído a favor dos homens , 4 . Em coisas concernentes a Deus , 5 . Para que pudesse oferecer sacrifícios e ofertas .
Hebreus 5:1 acrescenta que os sacrifícios oferecidos eram pelos pecados , tanto do sacerdote como do povo . O grande contraste entre essas muitas ofertas pelo pecado e a obra do nosso Sumo Sacerdote é o tema principal de Hebreus . Graças a Deus , nosso Senhor Jesus não precisou oferecer sacrifícios pelos Seus próprios pecados ( 7:27 ), pois Ele não tinha nenhum . Ele ofereceu um único sacrifício pelos pecados , para sempre ( 10:12 ), portanto , as ofertas contínuas dos sacerdotes de Israel eram somente uma sombra daquela única oferta que aperfeiçoou para sempre os que são santificados . Os contrastes são grandes , entretanto aprendemos muito sobre a função sacerdotal pelo sacerdócio de Arão e seus filhos .
Somos um sacerdócio santo e real pelo privilégio do direito do novo nascimento ( 1 Pedro 2:5-9 ), e temos uma ligação vital com o Grande Sumo Sacerdote que ministra em santa perfeição diante do próprio trono de Deus . O direito sacerdotal inclui todos os que são nascidos de Deus nesta dispensação , tanto irmãos como irmãs , o respeitado ancião e o mais jovem cristão . Como sacerdotes reais e santos , temos o santo privilégio de entrar além do véu ( Hebreus 10:19-22 ). Este é o santuário do nosso serviço sacerdotal .
Entramos no santuário , Purificados pelo sangue precioso , Prostramo-nos diante do Teu trono E Te adoramos , nosso Deus ”