62 Uma Devoção Sincera
com efeito , barrava o acesso de Israel à presença de Deus . Era um véu restritivo , e está em contraste com o caminho agora aberto : “ Tendo , pois , irmãos , ousadia para entrar no Santuário , pelo sangue de Jesus , pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou , pelo véu , isto é , pela sua carne , e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus , cheguemo-nos …” ( 10:19-22 ) O véu restritivo se foi , o caminho agora está aberto pela morte de nosso bendito Salvador . Devemos entender as palavras “ pela sua carne ” como sendo instrumentais , isto é , o véu não é a Sua carne , mas foi por meio do sofrimento que Ele suportou na Sua carne que podemos entrar no santuário celestial . Será que este “ santo dos santos ”, no qual entramos por meio do sangue do Senhor Jesus , é o mesmo lugar onde o sumo sacerdote de Israel entrava no Dia da Expiação ? É claro que não . Aquele era somente uma sombra . Este é um santuário espiritual , onde nosso Sumo Sacerdote ministra em serviço infalível , diante do próprio trono de Deus .
A resposta à pergunta , “ Onde é nosso lugar de adoração ?”, está aqui . Entramos no verdadeiro santuário com confiança , pelo sangue de Jesus , não somente uma vez por ano , mas uma recepção cordial é sempre garantida a nós . Na Sua carne , Ele passou pelos céus e entrou no santuário celestial . Por causa do Seu sangue , temos o direito de entrar no santuário celestial espiritual , e este é o único lugar de adoração espiritual , visto que o santuário terrestre foi removido . A palavra traduzida “ servirdes ” neste versículo significa adorar .
Tudo isto tem um ensino muito prático para nós . Ao nosso redor , no cristianismo , existem muitos lugares que se dizem santuários terrestres com seus altares , velas , lindas cortinas , um sacerdócio com vestes religiosas , música inspiradora , rituais e formas relacionadas a um santuário terrestre , mas tudo isso são apenas sombras . A cristandade , desde os tristes dias da união dos cristãos com o mundo pagão ( Apocalipse 2:12 ), voltou-se para as sombras . Não importa como tentemos restaurar a ideia de um santuário terrestre , estamos voltando às sombras do judaísmo , e , em muitos casos , é uma mistura de judaísmo com as religiões do mundo pagão . Cristo veio , e , como diz o hino : “ Nele todas as sombras da lei são cumpridas e agora retiradas ”.
Onde , então , adoramos ? Adoração espiritual no sentido coletivo é de extrema importância a Deus . É a apresentação de um sacerdócio santo , oferecendo “ sacrifícios espirituais , agradáveis