Uma Devoção Sincera
61
das palavras-chave da epístola . Em Cristo temos a conclusão ; em Cristo vemos o quadro final e completo do esboço encontrado no Velho Testamento .
Os sacerdotes do Velho Testamento tinham um ritual para poder se aproximar de Deus , que é descrito em Hebreus 9 . O sumo sacerdote de Israel , uma vez no ano , entrava no santo dos santos através do véu , no grande Dia da Expiação , mas não sem sangue ( 9:2-8 ). Podemos ver , pelo versículo já citado em Hebreus 7:19 , que a introdução de uma melhor esperança abriu um novo caminho , pelo qual podemos nos aproximar de Deus , portanto , é importante ver que este é o contexto total do capítulo nove . Há um novo caminho de entrada ao santuário , mas será que se refere ao mesmo véu e ao mesmo santuário ? A resposta é um simples não .
Este é o assunto de capítulo 9 . O velho ( terrestre ) santuário tinha ordenanças de serviço divino . Relacionados ao tabernáculo estavam ouro , prata , cobre , azul , púrpura , carmesim , linho fino torcido e vestes de glória e ornamento . Havia pedras preciosas de grande valor , uma mesa com os pães da proposição , incenso , um candeeiro de ouro , especiarias aromáticas , altares de bronze e de ouro , e uma pia de cobre . Havia o sangue de touros , bodes , bezerros , ovelhas e aves . Havia também as cinzas de uma novilha ruiva e trombetas de prata e de chifres de carneiros e adufes , e címbalos e harpas . Todos eram sombras daquilo que viria . O sistema todo foi removido ; era uma alegoria para aquele tempo ( 9:9 ). Nunca poderia tornar os que ali chegavam perfeitos ( completos ), embora tudo tivesse sido instituído por Deus . Era somente até ao tempo da correção ( versículo10 ) que isto tinha algum valor . Este é o ponto em direção ao qual o Espírito Santo tem caminhado através de toda a Epístola aos Hebreus . Tudo sai de cena para dar lugar a Cristo . O versículo 11 é enfático : “ Mas , vindo Cristo , o sumo sacerdote dos bens futuros , por um maior e mais perfeito tabernáculo , não feito por mãos , isto é , não desta criação ”. A última frase desse versículo diz que o sumo sacerdócio do Senhor Jesus está relacionado com um tabernáculo maior do que o santuário terrestre de Israel . Seu serviço sacerdotal não se encontra num templo material . “ Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos , figura do verdadeiro , porém no mesmo céu , para agora comparecer , por nós , perante a face de Deus .” ( versículo 24 )
O capítulo 10 desenvolve este assunto , descrevendo o véu que ,