Livros Reunidos ao seu nome | Page 62

60 Uma Devoção Sincera
pilar , tábua , cortina , cobertura , vaso e peça de mobília naquele tabernáculo era uma figura das glórias e belezas de Cristo . Todas as suas cerimônias e rituais eram figuras da Sua Pessoa e obra . Era uma parábola maravilhosa , uma história terrena com significado celestial . Hebreus 9:9 diz : “ Que é uma alegoria para o tempo presente ”.
Havia outro “ santuário terrestre ” no Velho Testamento que era ainda mais atraente e de maior valor terrestre do que o tabernáculo . Salomão o construiu em Jerusalém , e o modelo desse templo foi dado por Deus a Davi , que , por sua vez , o deu a Salomão . O ouro e a prata usados nele , calculados pelos preços de 1984 atingiriam 48.5 bilhões de dólares . Esta é uma estimativa dos estudiosos hebraicos em Israel . Aquele lindo templo foi destruído quando Judá foi levado cativo à Babilônia , mas foi reconstruído pelo remanescente que voltou , sob o governo de Zorobabel , mas não com a sua primeira glória ( Ageu 2:3 ). Quando o Senhor Jesus esteve aqui entre os homens , Ele chamou aquele templo de “ a casa de Meu Pai ”, embora fora reformada por Herodes .
Haverá “ santuários terrestres ” no futuro . Durante o período da tribulação haverá um templo no qual a abominação da desolação será colocada . No reino milenar da terra haverá o templo descrito em Ezequiel 41-44 . Isto nos dá um total de cinco santuários terrestres , mas a pergunta é : temos hoje um santuário que podemos chamar de nosso lugar de adoração ?
Uma das maiores verdades encontradas na Epístola aos Hebreus é que o santuário terrestre foi substituído . De fato , a verdade dos capítulos 9 e 10 é que todo o sistema com o qual o santuário terrestre estava ligado foi removido . O Velho Testamento é visto na Epístola aos Hebreus como um esboço ( um croqui ) da verdade divina que não veio a tona naqueles dias , “ Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou , e desta sorte é introduzida uma melhor esperança , pela qual chegamos a Deus ” ( Hebreus 7:19 ). As palavras “ melhor ”, “ maior ” e “ superior ” aparecem frequentemente nessa epístola , na medida em que as coisas da velha aliança são comparadas com a verdade do Novo Testamento . As palavras ora citadas são palavras comparativas , mas Hebreus não está dizendo que a revelação do Novo Testamento está somente sendo comparada com a do Velho , mas que está sendo contrastada . A palavra “ incorruptível ” não é uma palavra comparativa , é uma