52 Uma Declaração Suprema
se deram primeiramente a si mesmos ao Senhor ( 2 Coríntios 8:5 ). A igreja em Éfeso foi severamente criticada pelo Senhor , porque eles deixaram o seu primeiro amor ( Apocalipse 2:4 ), e eles foram exortados a se arrepender e voltar às suas primeiras obras ( versículo 5 ). A viúva em Sarepta tinha somente um punhado de farinha numa panela entre ela e a fome , entretanto Elias disse a ela : “ Porém , faze disso primeiro para mim um bolo pequeno ” ( 1 Reis 17:13 ). Ela poderia ter argumentado que ela e seu filho morreriam se ela obedecesse , mas ela deu primeiramente ao profeta de Deus , e depois ela e seu filho foram amplamente supridos . Os coríntios foram exortados : “ No primeiro dia da semana , cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar , conforme a sua prosperidade ” ( 1 Coríntios 16:2 ). Este é um princípio divino : “ Buscai primeiro o Reino de Deus …”.
“ No primeiro dia da semana , ajuntando-se os discípulos para partir o pão …” ( Atos 20:7 ), é uma parte importante deste princípio de prioridades divinas . Pela maneira de se expressar usada nesse versículo , vemos claramente que não se trata da descrição de participar de alimento , mas do “ partir do pão ” ( Atos 2:42 ). Em Atos 2:46 temos um participar de alimentos , como as palavras “ Comiam juntos com alegria e singeleza de coração ” indicam .
Em Atos 20:6-12 , o propósito da reunião era para “ partir o pão ” ( versículo 7 ), e é bem provável que estes discípulos se reuniram na primeira oportunidade possível , naquele primeiro dia da semana . Eles se lembraram do Senhor no partir do pão , no início daquela longa reunião , e , depois do extenso discurso ( versículo 9 ), participaram de uma refeição ( versículo 11 ). Temos razões fortes para afirmar que “ partindo o pão ”, no versículo 11 , se refere a uma refeição , pois está ligado ao comer como em Atos 2:46 . Paulo escreveu aos coríntios : “ Não tendes , porventura , casas para comer e para beber ?” ( 1 Coríntios 11:22 ), quando estavam transformando a ceia do Senhor em uma refeição . Sendo que ele esperou uma semana inteira para estar com eles no “ partir do pão ” ( versículos 6,7 ), parece mais razoável dizer que o versículo 7 se refere à ceia do Senhor , e o versículo 11 se refere ao participar de uma refeição .
A expressão “ o partir do pão ” é usada quando o assunto é a simplicidade da lembrança da morte do Senhor Jesus . A expressão “ a ceia do Senhor ” é usada quando a dignidade da lembrança está em destaque ( 1 Coríntios 11:20 ). O nome do Senhor , na sua