5
Uma Declaração Suprema - A Ceia do Senhor
E mbora a finalidade de 1 Coríntios fosse para corrigir o que
estava errado na igreja local em Corinto , agradecemos a Deus do fundo dos nossos corações por esta carta . Não estamos felizes porque as coisas estavam erradas , mas , sim , porque elas foram corrigidas . É impossível ler sobre os problemas em Corinto sem reconhecer que , se eles não tivessem sido corrigidos , logo não haveria mais igreja local naquela cidade . Uma das maneiras como Paulo os corrigiu foi ensinando-lhes que deveriam sempre dar prioridade às “ coisas do Senhor ” ( 1 Coríntios 7:32 ).
Sete assuntos que pertencem ao Senhor se destacam na carta aos coríntios : o nome do Senhor ( 1:1-10 ), a mesa do Senhor ( 10:21 ), a morte do Senhor ( 11:26,27 ), o mandamento do Senhor ( 14:37 ), a obra do Senhor ( 15:58 ), a vinda do Senhor ( 1:7 ) e o assunto do qual estamos tratando aqui , a ceia do Senhor ( 11:20 ). Em contraste com essas “ coisas do Senhor ” temos “ as coisas do mundo ” ( 1 Coríntios 7:33 ) e a preeminência de uma sobre a outra é o tema principal de 1 Coríntios .
Muitas vezes , citamos aos descrentes as palavras do Senhor Jesus em Mateus 6:33 : “ Mas buscai primeiro o Reino de Deus , e a sua justiça , e todas essas coisas vos serão acrescentadas ”. Essa afirmação vai muito além da necessidade do buscar a salvação em primeiro lugar . Lendo o versículo no seu contexto , se vê que , na área do Reino de Deus , os interesses espirituais devem ocupar o primeiro lugar ( versículos 19-24 ). Paulo elogiou os cristãos na Macedônia porque , quando se tratava de ofertar ao Senhor , eles