26 Uma Descrição Simples de uma Igreja Local
Jesus Cristo ?” Não há necessidade de se surpreender com isto ou de temer que o versículo esteja sendo interpretado de forma incorreta quando dizemos que é uma verdade relacionada à igreja local . Temos condições quase idênticas descritas em 1 Coríntios 5:1-8 . É verdade que não é uma transgressão contra uma pessoa ; este pecado é moral , mas note os paralelos : “ Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo , juntos vós e o meu espírito , pelo poder ( autoridade ) de nosso Senhor Jesus Cristo ” ( versículo 4 ). Novamente , temos aqui um ajuntamento para disciplina , e as mesmas verdades preciosas são ensinadas . Eles estão reunidos no nome do Senhor Jesus Cristo e é pela Sua autoridade que a disciplina está sendo executada .
Podemos ir além e dizer que a primeira menção de uma igreja local no Novo Testamento trata do pecado de cristãos , e a primeira epístola toda que trata tão detalhadamente da ordem e função de uma igreja local , 1 Coríntios , é uma epístola de correção por causa de falha humana no testemunho . O fato da verdade da igreja ser mencionada pela primeira vez em relação a fracasso é humilhante para nós . Todo o nosso testemunho para Deus está relacionado com um elemento de fracasso humano . Entretanto , Deus tem mantido um testemunho no mundo ao nome do Senhor Jesus apesar do fracasso e da fraqueza humana . Isto é um incentivo para nós . Portanto , embora Mateus 18 e 1 Coríntios estejam relacionados com fracasso humano , não os rejeitamos , mas nos alegramos com o seu ensino claro .
Tendo estabelecido o contexto de Mateus 18:20 , devemos agora observar o que ele revela . Entendemos esse versículo à luz do seu contexto e à luz da revelação de todo o Novo Testamento sobre a igreja . Esse é o método normal de compreender as Escrituras . Como exemplo , entendemos que , quando o Senhor disse aos discípulos : “ Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo ” ( João 14:3 ), Ele estava se referindo à Sua volta aos ares para buscar os Seus , mas como sabemos disto ? Por olharmos para João 14 , à luz de 1 Tessalonicenses 4:13-18 . Assim também estudamos Mateus 18:20 à luz dos Atos e das epístolas .
“ Onde estiverem dois ou três reunidos …” Junto com o verbo “ estar ”, o Senhor Jesus usa o particípio “ reunidos ” na voz passiva ( no grego ), e isso nos indica que eles não agiram ativamente para se reunir , mas outro agiu para reuni-los . Podemos afirmar que esta é a expressão mais simples de uma igreja local . No versículo