Livros Reunidos ao seu nome | Page 27

Uma Descrição Simples de uma Igreja Local
25
começou ; mas , ao progredir , incluiu “ um ou dois ” e , depois , “ duas ou três testemunhas ” ( versículo 16 ), e no versículo 17 incluiu a igreja – uma igreja local . As palavras que seguem são das mais solenes : “ Se também não escutar a igreja …” Agora , já não está na esfera de comunhão pessoal , e o contexto é comunhão na igreja . “ Considera-o como um gentio e publicano .” Aqui , o sujeito oculto “ tu ” pode se referir ao homem que sofreu a agressão , mas a afirmação do Senhor , no versículo seguinte , impede que pensemos que seja somente uma atitude pessoal do homem ofendido . É interessante ver que , embora o pronome pessoal esteja no singular no versículo 17 , está no plural no versículo 18 . O “ ligar ” do versículo 18 é um verbo ativo e está na segunda pessoa do plural . Realmente isto vai muito além da igreja local , pois a ação na terra não foi legislada pela igreja local , mas é a implementação de uma ordem divina . Os anciãos da igreja local não têm a autoridade para decretar , mas eles têm a responsabilidade solene de executar o que Deus decretou .
Esse , então , é o contexto dos versículos 19 e 20 . É um assunto de disciplina na igreja , que inclui toda a igreja local . O assunto não muda , nem são os dois ou três dos versículos 19 e 20 pessoas diferentes dos dois ou três do versículo 16 . Ainda se trata de uma falta cometida , que agora está sendo levada a Deus em oração ( versículo 19 ), e é em relação à disciplina na igreja local que esses dois ou três estão reunidos , no versículo 20 . Há algumas coisas que podemos dizer sobre estes dois ou três irmãos . Eles têm a confiança do homem contra quem a falta foi cometida ; eles têm a confiança da igreja local à qual o problema foi levado . Nas práticas posteriores do Novo Testamento , tais homens seriam os presbíteros nas igrejas locais . O Senhor Jesus tinha acabado de falar de uma ovelha errante , e de um certo homem que vai em busca dela , “ se , porventura , a acha ” ( versículos 12-14 ). Não temos dificuldade em ver que o contexto trata do trabalho de um pastor , isto é , o trabalho dos presbíteros do Novo Testamento . O homem que havia transgredido era a ovelha extraviada , e o objetivo dos dois ou três era encontrá-lo .
4 . Mateus 18:20 trata do assunto de disciplina .
Eu acho que posso até ouvir o leitor dizer : “ Você está querendo me dizer que ‘ Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ’ é um caso de disciplina na igreja ? Então como podemos aplicar esse versículo ao princípio de nos reunir ao nome do Senhor