24 Uma Descrição Simples de uma Igreja Local
estiverem dois ou três reunidos em meu nome , aí estou eu no meio deles ”. É uma afirmação simples que contém alguns dos princípios mais preciosos das verdades relacionadas à igreja local . Este versículo , muitas vezes , é visto pendurado na parede de um prédio onde a igreja local se reúne . Será que este versículo contém toda a verdade revelada sobre uma igreja local ? Certamente que não . Será que João 3:16 contém toda a verdade sobre o evangelho ? O maior versículo evangelístico na Bíblia não diz nada sobre as grandes doutrinas , como a perversão humana , a necessidade de arrependimento ou a grande verdade de justificação ; entretanto , usamos este versículo como uma afirmação simples da verdade evangelística . O que João 3:16 é para o evangelho , Mateus 18:20 é para a igreja local . Verdades posteriores foram reveladas depois da descida do Espírito Santo e do nascimento da igreja no dia de Pentecostes . Isso está de acordo com o ensino progressivo que temos no Novo Testamento ( João 16:13 ).
2 . Nenhuma igreja local existia quando o Senhor falou essas palavras .
Em Mateus 18 , o Senhor Jesus estava dando instruções que não entrariam em vigor até que as igrejas locais fossem plantadas . Dizer que Ele estava dando instruções sobre como uma sinagoga judaica deveria funcionar é irracional . Nos capítulos 11 e 12 deste evangelho , as reivindicações do Rei foram rejeitadas , e Ele condenou a nação e voltou Sua atenção ao Reino em mistério ( Mateus 13 ), proferindo verdades referentes ao tempo presente , quando o Rei está ausente . O conceito do Senhor dar ensino para o futuro é o princípio mais importante do Seu ministério aos Seus , pois logo Ele os deixaria e Ele estava os fortificando para os dias quando Ele não estaria mais no meio deles . As palavras de Mateus 18:15-20 foram ditas pelo Senhor para dar instruções às igrejas locais que ainda não existiam .
3 . O assunto é de comunhão pessoal , não de comunhão da igreja .
Alguns dizem : “ A interpretação primária desta Escritura não é comunhão na igreja , mas comunhão pessoal entre cristãos ”. Será que isto é verdade ? A resposta simples é : não . Nunca devemos tirar um versículo das Escrituras do seu contexto para o interpretarmos . Qual é o contexto aqui ? O versículo 15 começa dizendo : “ Ora , se teu irmão pecar contra ti …”, portanto , o assunto é uma transgressão pessoal . Foi assim que o problema