Uma Definição Bíblica de Igreja 17
“ Igrejas de Deus ” enfatizando o seu Propósito . “ Igrejas de Cristo ” enfatizando o seu Senhor . “ Igrejas dos santos ” enfatizando a sua Composição . “ Igrejas dos gentios ” enfatizando a Origem dos membros . “ Igrejas da Galácia ” etc . enfatizando a sua Localização .
Elas nunca são mencionadas como “ a igreja visível ” ou “ a igreja na terra ”, ao se referir a um grupo delas . Também é importante que , quando o Espírito Santo usa a palavra plural “ igrejas ”, sempre temos “ igrejas da Ásia ” etc ., isto é , uma determinada área onde havia diversas igrejas , mas quando Ele usa o singular , por exemplo , “ a igreja em Corinto ” ou “ a igreja em Colossos ” etc ., refere-se a uma localidade onde há apenas uma igreja .
Devemos ter cuidado e observar como o Espírito Santo usa consistentemente uma palavra , se realmente desejamos entender as Suas palavras ( 1 Coríntios 2:13 ). É uma prática comum hoje em dia agrupar igrejas associadas que estão sujeitas a um mesmo corpo governamental e chamá-las de vários nomes . Há muitos cristãos piedosos que tomam esses nomes , e qualquer cristão nascido de novo que faz parte destes sistemas é membro do corpo de Cristo , mas a Palavra de Deus nunca usa a palavra “ igreja ” desta maneira . Também é uma prática comum agrupar todos os cristãos no mundo em uma determinada época e chamá-los de “ a igreja primitiva ”, ou “ a igreja do século XX ” etc ., mas este uso da palavra “ igreja ” também não é encontrado no Novo Testamento . Cada cristão é um membro da igreja que é o Seu corpo , mas muitos dos membros deste corpo estão no céu , e não é bíblico dividirmos o corpo e chamar alguns deles de “ a igreja na terra ”, pois o Senhor Jesus não tem dois corpos espirituais , um na terra e outro no céu . É muito importante ver que o Espírito Santo não faz isso . Deus permita que sejamos preservados de cometer outro erro , que é igualmente sério , isto é , agrupar as igrejas locais num tipo de federação ou “ irmandade ” e nos referir a elas como “ a irmandade dos Estados Unidos ” ou algum outro nome não bíblico .
É de grande ajuda observar que no Novo Testamento temos “ a igreja que é o Seu corpo ” e igrejas locais , e mais nada ( 1 Coríntios 10:32 ). Se quisermos achar justificativas para as grandes organizações que há no cristianismo , sejam elas religiosas , políticas , sociais ou filantrópicas , teremos de procurar