Livros Reunidos ao seu nome | Page 18

16 Uma Definição Bíblica de Igreja
portas do inferno não prevalecerão contra ela ”. É usada de modo semelhante em Efésios 1:22-23 , “ sobre todas as coisas , o constituiu como cabeça da igreja , que é o seu corpo , a plenitude daquele que cumpre tudo em todos ”. Este é o uso mais abrangente da palavra . A igreja que Cristo prometeu construir , e que Paulo chama de o corpo de Cristo , inclui todo cristão nesta era da graça , desde o dia de Pentecostes até o arrebatamento ( veja também Efésios 3:1- 12 ; 5:23-32 ; Colossenses 1:18 ; Hebreus 12:23 ). Estes foram tirados “ fora das ” nações pelo chamado de Deus ( Atos 15:14 ), e por esta igreja o Senhor Jesus Cristo deu-Se a Si mesmo ( Efésios 5:25 ). A palavra “ universal ” é muitas vezes aplicada a este aspecto amplo e espiritual da igreja pelos homens , mas o Novo Testamento nunca usa esta palavra .
O segundo uso da palavra “ igreja ” é mais frequente no Novo Testamento . É usada para descrever um ajuntamento de cristãos que se reúnem regularmente em uma dada localidade ( 1 Coríntios 1:1,2 etc .). Nunca é usada referindo-se a um prédio onde uma igreja local se reúne . Uma comparação das formas como o Espírito Santo usa a palavra “ igreja ” num aspecto local , nos mostrará como é errado usá-la em relação a um prédio . Paulo fala de “ a igreja que está em sua casa ” ( Romanos 16:5 ); “ Saulo assolava a igreja , entrando pelas casas ; e , arrastando homens e mulheres , os encerrava na prisão ” ( Atos 8:3 ), e “ Chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém ” ( Atos 11:22 ). Essas afirmações seriam ridículas se a palavra “ igreja ” significasse um prédio . Nesta altura , esperamos que o leitor entenda por que usamos a expressão “ igreja local ” quando falamos da igreja em uma determinada localidade ; pretendemos continuar usando esta expressão enquanto examinamos este assunto . Quando nos referirmos ao aspecto mais amplo ou “ universal ” da igreja , usaremos a expressão “ o corpo ”.
A palavra “ igreja ”, quando usada para descrever uma igreja local , sempre é usada no singular . Creio que não há nenhuma ocorrência quando um grupo de congregações é chamado de “ a igreja ”. Alguns dizem que Atos 9:31 é a única exceção a esta regra , mas é provável que “ a igreja ” ( singular no grego ) mencionada neste versículo seja a igreja em Jerusalém que havia sido dispersa , como resultado da perseguição liderada por Saulo de Tarso ( Atos 8:4 ). Portanto , quando um escritor do Novo Testamento se refere a várias igrejas locais , elas são chamadas de :