Livros Reunidos ao seu nome | Page 181

Disciplina na Igreja Local
179
de Deus no nosso meio e tão pouca consciência da possibilidade de qualquer um de nós pecar , que não conseguimos imaginar a possibilidade de um presbítero ser repreendido e continuar exercendo sua função de presbítero . Por outro lado , será que ele poderia continuar com a sua responsabilidade se o pecado fosse conhecido e não julgado , fazendo com que a igreja local fosse cúmplice do seu pecado ( versículo 22 )?
O problema com essa interpretação é : Qual é o pecado que deve ser repreendido publicamente ? Sabemos alguns detalhes sobre esse pecado . Não poderia ser um pecado que necessitasse do afastamento da comunhão , senão Paulo teria dito claramente que ele deveria ser afastado . Deve ter sido um pecado que era conhecido , não somente de uma pessoa , mas pelo menos de duas , portanto , era uma falta cometida diante dos outros , ou sobre a qual eles obtiveram conhecimento por parte de testemunhas oculares . Deve ter sido mais grave do que os pecados que não são públicos e que devem ser confessados somente ao Senhor ( 1 João 1:9 ), ou uns aos outros ( Tiago 5:16 ). Isso diminui as opções . A repreensão era para um pecado que fosse público , que trazia estrago ao testemunho e , no entanto , não era tão grave a ponto de exigir o afastamento da comunhão .
6 . Silenciando os contradizentes - Tito 1:9-11
Estes versículos são frequentemente aplicados à disciplina interna na igreja local , portanto , devido ao seu uso frequente , devem ser cuidadosamente examinados .
Tito é avisado que ele será confrontado por “ Muitos desordenados , faladores , vãos e enganadores , principalmente os da circuncisão ” ( versículo 10 ). Na ilha de Creta havia igrejas locais novas com uma falta de liderança e muitos problemas , mas , se eles tinham esses homens desordeiros e enganadores entre eles , então seus problemas eram realmente grandes . Eu não creio que os homens descritos no versículo 10 faziam parte das igrejas locais . Paulo continua dizendo , “ Homens que transtornam casas inteiras , ensinando o que não convém , por torpe ganância ” – para ganho pessoal vil . O fato de Paulo ligar sua “ perversão ” ( ARA ) a casas , indica que suas atividades eram nas casas dos cristãos e com qualquer um que desse ouvidos a eles .
Foi um desse tipo , um profeta entre estes homens desordeiros , que disse : “ Os cretenses são sempre mentirosos , bestas ruins , ventres