Livros Reunidos ao seu nome | Page 182

180 Disciplina na Igreja Local
preguiçosos ” ( versículo 12 ). Apesar da fonte desta citação , Paulo diz : “ Este testemunho é verdadeiro . Portanto repreende-os severamente , para que sejam sãos na fé ” ( versículo 13 ). A pergunta que nos interessa é : Quem deve ser repreendido severamente ? Os “ desordeiros ” que vivem à custa daqueles que eles enganam , ou os cretenses que estão na igreja local ? O pronome relativo “ repreende-os ” não volta ao versículo 10 , mas ao versículo 12 . A semelhança entre os homens desordeiros do versículo 10 e os cretenses do versículo 12 é que ambos moram em Creta , mas são dois grupos de pessoas muito diferentes .
Isso significa que “ tapar a boca ”, no versículo 11 , não se refere aos irmãos numa igreja local , no entanto a repreensão por preguiça , no versículo 13 , sim . O “ tapar a boca ” não é um ato de disciplina , mas , sim , uma habilidade de viver e falar “ conforme a doutrina ” ( versículo 9 ), para que , pela sã doutrina , aqueles que estão contradizendo a verdade possam ser convictos da sua insensatez e fechar as suas bocas ( versículos 9 , 10 ).
Então , essa Escritura não se refere a silenciar um desordeiro na igreja ? Não , eu penso que não . Então uma igreja local não tem como impedir um homem de ensinar e pregar quando sua vida contradiz o que ele diz ? Sim , há Escrituras claras para controlar o exercício de todos os dons na igreja local . Esse é o contexto de 1 Coríntios 14:26-33 . “ E falem dois ou três profetas , e os outros ( alloi – outros do mesmo tipo ) julguem ”. A afirmação de 1 Tessalonicenses 5:12 , “ Que reconheçais os que trabalham entre vós , e que presidem sobre vós no Senhor …” tem uma aplicação muito clara a esse tipo de julgamento . Não devemos permitir um ministério de todos os homens , nem de qualquer homem incapaz de ministrar . O próximo aspecto de disciplina é também um controle sobre quem ministra e sobre o que eles falam .
7 . A rejeição de um herege - Tito 3:10 , 11
A palavra traduzida “ herege ” é literalmente um “ faccioso ”. Esse é o homem que tem opinião própria ao ponto de continuar a forçar o seu ponto de vista específico na igreja local . Depois de ser corrigido duas vezes pelos irmãos responsáveis , ele continua com seu ensino pernicioso e , portanto , deve ser evitado , seu ensino não deve ser permitido , nem aceito . Nenhum cristão deve dar ouvidos a esse homem subvertido e que realmente sabe que está pecando ( versículo 11 ).