Livros Reunidos ao seu nome | Page 171

Disciplina na Igreja Local 169 comunhão , como uma última opção .
A igreja deveria se reunir com o propósito específico de tratar com o ofensor ( versículos 4 e 5 ). Isso é importante . A igreja local em Corinto convocou uma reunião com a finalidade de executar disciplina . Uma prática comum é exercer a disciplina no final da reunião do partir do pão , quando aqueles que ocupam o lugar do indouto são convidados a se retirar , o que eles fazem , mas ficam imaginando o que pode estar havendo , e talvez tentando descobrir ! Mas não convém que os que não são membros assistam o ato de exclusão . Permita-me sugerir que deveria haver uma reunião específica e separada da igreja local , para aplicar a disciplina !
Em Corinto , a igreja local se reunia em nome do Senhor Jesus , com Sua autoridade plenamente reconhecida , para remover da igreja local o fermento que estava fazendo com que a massa toda ficasse levedada ( versículos 4-8 ). Essa é a razão principal para a disciplina . A igreja local é o templo do Espírito Santo e deve ser caracterizada por aquela santidade e justiça que faz com que seja chamada de “ a igreja de Deus ”.
A segunda razão pela disciplina que remove o fermento da igreja local é para impedir que toda ela seja atingida pelo mal ( versículo 7 ). Eu acho impossível concluir disso que Paulo está dizendo que o pecado de possuir a esposa do pai iria se espalhar , isto não . Talvez essa forma de pecado moral nunca mais seria repetida , mas outras formas poderiam entrar . “ Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa ?”, sem dúvida significa que o pecado moral não julgado abrirá a porta para outros caírem na imoralidade . Sabemos que é exatamente isto que acontece . Paulo escreveu a Timóteo , em outro contexto , mas o princípio se aplica , “ Aos que pecarem , repreende-os na presença de todos , para que também os outros tenham temor ” ( I Timóteo 5:20 ).
Não temos provas de que o homem que possuiu a mulher de seu pai fosse culpado dos outros pecados morais mencionados no versículo 11 . Talvez ele fosse , mas não sabemos . Paulo usa o caso do homem para frisar a necessidade de julgar o pecado no meio deles . “ Não vos associeis com aquele que , dizendo-se irmão , for devasso , ou avarento , ou idólatra , ou maldizente , ou beberrão , ou roubador ; com o tal nem ainda comais .” Os versículos 12 e 13 , que vêm logo em seguida , não deixam nenhuma dúvida : alguém culpado de qualquer dos pecados mencionados também deve