124 Comunhão entre Igrejas Locais
ao nos reunir de acordo com o modelo do Novo Testamento . A comunhão nunca é baseada em filiação a uma organização .
A comunhão entre as igrejas locais
“... Com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo , Senhor deles e nosso ”, foi a linguagem usada por Paulo para descrever a comunhão entre as igrejas . ( 1 Coríntios 1:1-3 ) Seria correto lembrar que a questão do Senhorio , nessa epístola , está muito ligada a princípios da igreja local . Enquanto Paulo e seus companheiros levavam o evangelho mais adiante , o elo com a primeira igreja local em Jerusalém não era esquecido . Quando grandes dificuldades vieram sobre os cristãos em Jerusalém , as igrejas na Macedônia e na Acaia , incentivadas por Paulo , voluntariamente resolveram enviar uma ajuda . Paulo foi um dos que levou a oferta ( Atos 20:22 ; 2 Coríntios 8:19 ), que foi recebida com alegria em Jerusalém ( Atos 21:17 ). Tal amor e cuidado mútuos eram a manifestação espiritual de verdadeira comunhão .
A comunhão entre as igrejas locais foi encorajada por aqueles que levaram o evangelho ( 2 Coríntios 8:18 ), e também por aqueles que eram especificamente capacitados para ensinar os santos , tais como Áquila ou Apolo ( Atos 18:27 ). Foi também expressa pelas cartas de recomendação que eram dadas aos irmãos quando viajavam . Essas cartas transmitiam saudações entre as igrejas e expressavam amor e cuidado mútuos a todos os santos . Tais cartas não eram somente necessárias , mas eram um meio pelo qual a comunhão era fortalecida . Damos graças a Deus que essa ordem simples ainda prevalece .
Igrejas locais distantes de Jerusalém seguiam o padrão da primeira igreja local . Muitas das cartas de Paulo expressam o pensamento de um modelo comum . Paulo escreveu aos coríntios : “... Como por toda parte ensino em cada igreja ” ( 4:17 ); “ É o que ordeno em todas as igrejas ” ( 7:17 ); “ Nós não temos tal costume , nem as igrejas de Deus ” ( 11:16 ); “ Porque Deus não é Deus de confusão , senão de paz , como em todas as igrejas dos santos ” ( 14:33 ); “ As mulheres estejam caladas nas igrejas ” ( 14:34 ) e “ Fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia ” ( 16:1 ).
Quando Paulo escreveu à jovem igreja em Tessalônica , ele disse : “ E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor ” ( 1 Tessalonicenses 1:6 ). Essa ordem é importante , pois eles viram o Senhor Jesus primeiramente no Seu servo e foram levados a