Comunhão entre Igrejas Locais
125
conhecê-Lo pessoalmente por meio de Paulo . O ponto principal é que esse não era o modelo para a prática individual , mas , como mostra o contexto , era o modelo para a igreja local , e eles , por sua vez , se tornaram “ exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia ” ( versículo 7 ).
No segundo capítulo dessa epístola ( 1 Tessalonicenses ), eles são novamente elogiados , “ Porque vós , irmãos , haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que , na Judeia , estão em Jesus Cristo ; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles ” ( versículo 14 ). Paulo não está somente dizendo que , como os cristãos na Judeia haviam sofrido , assim também os cristãos em Tessalônica . A semelhança estava na maneira como eles suportaram o sofrimento e permaneceram fiéis e leais ao que haviam sido ensinados . Paulo escreveu , “ Porque , agora , vivemos , se estais firmes no Senhor ” ( 3:8 ). Novamente , estavam seguindo o modelo , o que demonstra que a comunhão entre as igrejas locais era baseada em práticas comuns e que não era limitada por fronteiras geográficas , étnicas ou sociais , mas se estendia até onde tal igreja local se encontrava .
Paulo nunca se encontrara pessoalmente com os cristãos de Colossos ( Colossenses 2:1 ), mas ele escreveu a eles , “ Porque , ainda que esteja ausente quanto ao corpo , contudo , em espírito , estou convosco , regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo ” ( Colossenses 2:5 ). As duas palavras que ele usa são termos militares . “ Ordem ” significa a apresentação ordeira dos soldados em pelotões , e “ firmeza ” é a formação do corpo de tropas quando um escudo se une ao outro e as lanças se sobrepõem para apresentar um paredão sólido de defesa ou ataque . Como Paulo sabia isso acerca dos colossenses , quando nunca os tinha visto ? A resposta simples é que eles estavam seguindo um modelo de ensino que era praticado em todas as igrejas dos santos .
Esse tipo de imitação bendita ainda é praticada , e nós humildemente damos graças a Deus por isso . Circundando este mundo todo e até em todos os recantos mais distantes dos seus limites ao norte e ao sul , cristãos ainda se reúnem em igrejas locais e ensinam o que é comum a todos que se reúnem ao nome do Senhor Jesus Cristo . Essa é a amplitude da comunhão entre as igrejas locais . Não é uma comunhão por causa de uma organização , nem é governada por instituições ou legislações humanas . É uma comunhão de coração e mente , buscando ,