114 Recepção à Igreja Local
em relação à presença de Deus entre o Seu povo ( versículo 25 ). Esse é o sentido encontrado nos versículos 23-25 , onde ele está ligado com os infiéis e não faz parte de “ toda a igreja ”.
É muito importante entender que “ indouto ” não sugere que um grau arbitrário de conhecimento seja a porta de entrada à igreja local . O que o “ indouto ” precisa aprender para poder fazer parte da comunhão é reconhecer que “ Deus está verdadeiramente entre vós ” ( 1 Coríntios 14:25 ). Da mesma maneira , a presença do Senhor era conhecida no meio de Israel ( Êxodo 40:34,35 ), mostrando aprovação do modelo pela Sua presença . Portanto , não é um certo grau de conhecimento doutrinário que é necessário , mas devemos procurar evidências de um espírito disposto a aprender .
O “ lugar do indouto ” não se baseia nessa única passagem das Escrituras . 1 Coríntios 5:11-13 nos ensina que há o lugar “ dentro ” e “ fora ” da comunhão . Comunhão é uma verdade espiritual , mas tem uma representação visível quando a igreja se reúne . Tentamos mostrar isso quando formamos um círculo e fazemos uma distinção entre os que fazem parte da igreja local e os que não estão na comunhão .
Alguns perguntam , “ Por que o lugar do indouto está em evidência apenas no partir do pão ?” O motivo para isso está em 1 Coríntios 10:16,17 . “ Porventura , o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo ? O pão que partimos não é , porventura , a comunhão do corpo de Cristo ?” A ceia do Senhor é a expressão da comunhão dos cristãos . É uma reunião quando todos os cristãos compartilham de um pão e participam do cálice . Essa é a razão por que o cálice é mencionado primeiro nesta passagem . O sangue derramado de Cristo é a base de toda comunhão com Deus e uns com os outros . Participar do cálice e do pão são expressões importantes de uma união que foi comprada pelos sofrimentos e pela morte do nosso Senhor . O versículo 16 liga o cálice ao Seu sangue derramado e , para sermos consistentes na nossa interpretação , precisamos ver que é o Seu corpo literal que é mencionado no final do versículo como “ o corpo de Cristo ”. O versículo 17 apresenta um segundo significado do pão . O “ um pão ” é uma expressão da unidade do corpo espiritual de Cristo . A igreja local , então , é uma expressão visível de uma comunhão mais ampla , que é espiritual . Nessa comunhão mais ampla estão somente aqueles que verdadeiramente são membros de Cristo .