Recepção à Igreja Local 113 ainda é o padrão .
O lugar do indouto
É dito que a única Escritura que fala do lugar do indouto é 1 Coríntios 14:16 : “ Doutra maneira , se tu bendisseres com o espírito , como dirá o que ocupa o lugar de indouto o Amém sobre a tua ação de graças , visto que não sabe o que dizes ?” Depois , nos dizem que a interpretação correta desse versículo é que o homem era indouto em relação à língua que estava sendo falada e que isso nada tem a ver com estar ou não em comunhão numa igreja local . Eu não creio que essa seja a única Escritura relacionada ao lugar do indouto , nem creio que essa seja a interpretação correta do versículo .
Não é incomum nessa epístola para Paulo mencionar um assunto sem desenvolvê-lo completamente até mais tarde . Um exemplo disso é a participação das irmãs nas reuniões da igreja local . Ele menciona o assunto em 11:5 , mas somente em 14:34 é que ele vai dizer que as mulheres não podem falar publicamente . Eu creio que temos um caso semelhante no assunto do indouto . O assunto é apresentado em 14:16 e explicado nos versículos 23-25 . No caso hipotético descrito nesses versículos , o indouto está ligado com outra classe , chamada de infiéis . Nenhum dos dois fazia parte da igreja local , pois “ toda a igreja ” já estava reunida quando eles chegaram . A igreja não sabia a que classe esses homens pertenciam até serem “ de todos julgado ” ( versículo 24 ). O resultado feliz é que pelo menos um homem , que é minuciosamente examinado por todo o grupo , prostra-se e reconhece que , na verdade , Deus está neles .
Qual é o significado de “ indouto ” no versículo16 ? Se significasse que ele é ignorante quanto à língua , então ele se diferenciaria do resto da igreja local no fato de que enquanto eles conheciam a língua falada , ele não . Entretanto , será que o resto da igreja local entendeu a língua sendo falada quando um irmão bendisse “ com o espírito ”? Uma leitura cuidadosa dos versos 2 , 4 , 6 , 9 , 11 e 19 desse capítulo mostra que ninguém entendeu a língua ( versículo 2 ). Na verdade , até mesmo o homem que falava não a compreendeu ( versículo14 ). Isso era uma grande pena , pois o homem no “ lugar ” do indouto não entendia a língua e ele precisava ser instruído . Eu sugiro que ele não era somente indouto em relação à língua , pois isso realmente não o distinguiria dos outros , mas ele era indouto