112 Recepção à Igreja Local
puder ser aplicada . Cremos na total suficiência da Palavra para todos os tempos , até o final das eras . Entretanto , ela não será suficiente para aqueles que querem voltar ao próprio sistema denominacional do qual Deus , em Sua graça , nos distanciou .
Mas não devemos fazer uma diferença entre os que foram ensinados e recusaram aceitar e os que nunca foram ensinados ? Sim , devemos usar de muita paciência e mansidão e tentar ensinar , pela prática e pelo preceito , aqueles que estão dispostos a ouvir a Palavra de Deus . Onde há um desejo de aprender , temos o lugar dos indoutos , onde eles podem ser ensinados e ter o privilégio de observar “ toda a igreja ” reunida . O propósito disso é para que possam aprender sobre a verdade de reunir-se e para que a igreja possa recebê-los , como foi o desfecho feliz em 1 Coríntios 14:23- 25 . Qualquer coisa que seja por mera conveniência ou de caráter ocasional é desconhecido no Novo Testamento .
Recepção inicial
A primeira igreja local , que estava em Jerusalém , foi ricamente abençoada . Havia , no seu meio , apóstolos e profetas , e foi escrito que o testemunho dessa igreja local foi dado com grande poder , e que grande graça repousava sobre eles ( Atos 4:33 ). Em tais circunstâncias , eles certamente não cometeriam erros na recepção ! Entretanto , chegou um homem no seu ajuntamento que eles temiam , e eles não o receberam até terem uma confirmação imparcial da realidade da sua conversão e da mudança resultante na sua vida . Saulo de Tarso fora um líder da perseguição , e eles tinham motivos para não confiar nele , mas ele já era salvo havia vários anos quando veio a Jerusalém pela primeira vez ( Gálatas 1:17-19 ). A cautela deles certamente é um aviso solene para nós . Os nossos dias são dias de profissão sem realidade e muito abandono da fé . Parece quase impossível que qualquer um de nós , hoje , possa confiar tanto no seu próprio discernimento que possamos nos dar ao luxo de ser relaxados quanto à recepção . Todos os requisitos para a recepção inicial podem ser encontrados nesta passagem ( Atos 9:23-30 ), portanto , nós a usamos , apesar do fato de que era um antigo perseguidor que estava sendo recebido . Houve o relato detalhado da história da sua conversão e uma compreensão clara de que , como um salvo , ele havia sido batizado . Uma investigação foi feita quanto à sua vida desde a sua conversão , e então ele foi recebido , com alegria , e “ andava com eles em Jerusalém , entrando e saindo ”. Este