Ler Agora - Edição 1 Ler Agora - Edição 1 | Page 8

Se parecer que o candomblé está pouco representado na lavagem das escadarias da basílica do Senhor do Bonfim, saiba que isso não corresponde a realidade. Primeiro porque, no candomblé, Oxalá é o orixá que representa senhor do Bonfim e por ser o orixá da paz, as pessoas usam roupa branca.

Outra curiosidade é que a festa acontece na segunda quinta feira de janeiro, isso se dá devido ao fato do dia de Senhor do Bonfim ser no segundo domingo de janeiro, seguido da festa de reis, porém a tradição de lavar na quinta-feira anterior ocorre pois os escravos eram obrigados a lavar a igreja para os festejos de domingo, e eles aproveitavam para louvar Oxalá.

O Babalorixá Alex Fabiano explicou ao Ler Agora o que é e como é preparado o ”deburu”, ou popularmente conhecido como banho de pipoca. Segundo Alex, a preparação acontece na panela de barro, com areia de mar da maré de enchente, as pessoas que procuram por esse tipo de prática estão interessadas na paz e saúde, ”A pipoca representa o brilho da vida, o estouro”, completou.

A Lavagem das escadarias pelo candomblé

Antes da lavagem acontecer, é feita uma preparação da água de cheiro com folhas de manjericão miúdo, macaça, folha da costa ou poejo, consideradas no candomblé como folhas positivas e calmantes. De acordo com o babalorixá, a água preparada serve para purificar o ambiente, o corpo e renovar a energia das pessoas.

Hoje em dia, as escadarias são lavadas justamente com a intenção de libertar o peso na igreja, já que muitas pessoas entram ali pedindo misericórdia. Outra curiosidade são os pombos, que são soltos no final da lavagem pelos adeptos do candomblé para pedir paz e amor pro mundo.

O Candomblé

07

ABRIL - CULTURA

Imagem própria: Babalorixá.