CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
Ansiedade social ?
- Bom dia ! Hoje vou falar-vos sobre uma doença mental que , na minha opinião , é importante conhecerem , uma vez que é comum entre jovens da nossa idade ou pode iniciar-se nesta fase (...)
( Como é que ela consegue estar ali ? Eu seria incapaz de o fazer ...)
- A ansiedade social é um transtorno caracterizado pelo medo excessivo e constante de ser julgado e criticado em situações de interação social . Este medo leva o indivíduo a evitá-las , pois causam -lhe bastante stress , ou , em situações em que é impossível fazê-lo , suportam-nas com angústia . Deste transtorno é normal que surjam outros , como a depressão , pois se a doença não for diagnosticada e tratada de forma correta , impede a pessoa de viver de forma expectável . Em relação aos sintomas , podemos dividi-los em físicos , emocionais e comportamentais . Fisicamente , um aumento do batimento cardíaco , tensões musculares (...)
(“ 110 bpm , sentes-te nervosa ? Eu sou apenas um médico , não te vai acontecer nada de mal !”)
- (...) tonturas , náuseas , tremedeira , voz trémula , calor repentino , rosto vermelho , são tudo (...)
(“ Ela já está a ficar toda vermelha , parece um tomate ! Ahahah ! De manga curta no inverno ?!”) - (...) Emocionalmente , a pessoa sente-se deprimida , nervosa e casos de extrema
Página 20 ansiedade podem levar a ataques
Por Mariana Figueiredo , 12 .º B de pânico . A nível de comportamentos , o evitar situações em que é necessário interagir com os outros ou se é o centro das atenções (...)
(“ Vamos começar as apresentações orais por ordem alfabética .” “ Por que é que não fizeste a apresentação , Ana ? Dei-vos tempo para a prepararem .” “ As dúvidas podias esclarecer comigo , isso não é desculpa ... Mais alguém não irá apresentar ?”)
- (...) ou isolar-se do resto das pessoas , seja em que ambiente for , devem ser tidos em consideração . Em conversas , raramente dão a sua opinião ou até mesmo participam , pelo medo daquilo que os outros irão achar . Normalmente não têm amigos ( ou têm apenas um ou dois ), pois não sabem como lidar com o ato de conhecer alguém novo ; (...)
(“ Filha , sai do quarto ! Estás sempre aí fechada , sai com os teus amigos !” “ Olá , eu sou a Maria ! Tudo bem contigo ?”)
- (...) comer em público é algo que os atormenta bastante (...)
(“ Vens amanhã ao jantar de fim de ano da turma ?” “ Mas por que é que a tua mãe não te deixa ir ?”)
- Os estudos apontam para uma maior probabilidade de desenvolver o transtorno no caso de haver familiares que também o tenham desenvolvido . Ou seja , é em parte um fator genético mas não só , também combina fatores ambientais - pais superprotetores , alguma rejeição social , experiências anteriores traumatizantes (...)
(“ Estás nervosa ? ... um tomate ahah ... Por