Jornal EcoEstudantil N.º 39, fev. /jun. 2023 | Page 15

LÍNGUAS

Medidas para acabar com o bullying
Por Jéssica Domingues , 12 .º C3

E ste artigo apresenta algumas conclusões do debate sobre Bullying , no âmbito das disciplinas de Português e Cidadania e Desenvolvimento , realizado pela turma 12 º C3 , no dia 28 de março , com a presença da psicóloga , Dra . Ana Pinto .

O bullying é a prática de comportamentos discriminatórios e maldosos , intencionais , durante um período de tempo , perpetrados por bullies , indivíduos que , normalmente , têm problemas pessoais e não sabem lidar com eles . Então , resolvem descarregar o que sentem noutros indivíduos . Frequentemente , as vítimas de bullying são pessoas mais fracas e tímidas . O bullying existe em todo o lado , nas redes sociais , no trabalho , no espaço escolar , no desporto , na rua e na sala de aula .
Nas redes sociais , o bullying reflete-se nas mensagens ou comentários maliciosos , a discriminar o outro , nas ameaças de agressão ou morte . Algumas das medidas que encontrámos para pôr fim ao bullying nas redes sociais foram a não publicação de conteúdos íntimos , a realização de palestras , divulgação de powerpoints ou documentários para alertar os pais para os perigos das redes sociais e a autorização , a partir de uma certa idade , para a utilização das mesmas .
Já o bullying no trabalho ocorre , geralmente , com os indivíduos caloiros no trabalho ao serem alvo de discriminação . Muitas vezes são deixados de lado , como se não fizessem parte daquele grupo de trabalho e não são ajudados a adaptar-se ao novo contexto laboral . Também pode ocorrer quando alguém demonstra aptidões acima da média ou , pelo contrário , quando começa a perder as suas capacidades cognitivas ou físicas devido à idade , à doença , etc . As medidas que foram discutidas para acabar com o bullying no trabalho requerem ser-se um herói e não ficar em silêncio . Se testemunharmos alguma situação de bullying , temos de pensar antes de agir , ter empatia e respeito pelos outros , e dirigir-se ao colega de trabalho quando este começa a trabalhar , de forma a evitar que fique sozinho .
Quanto ao bullying no desporto , este acontece , por exemplo , quando os desportistas mais fracos , que têm menos rendimento , são alvo de comentários maldosos ou até de agressões acerca da sua performance . As medidas discutidas pela turma para pôr fim ao bullying foram o incentivo a apoiar os colegas com mais dificuldades nas atividades , a criação pela escola de campanhas que promovam a denúncia dos comportamentos de bullying e o incentivo , pelos professores , à empatia em todo e qualquer lugar .
O bullying prejudica a saúde mental das vítimas e dos bullies . As vítimas ficam com danos físicos e psicológicos , pois o bullying não é apenas físico , mas também mental , como depressão , baixa autoestima e angústia . Para acabar com o bullying , devemos ser empáticos , conselheiros , genuínos e testemunhas que agem em defesa da vítima .

N

Prémio Traduzir 2023
Por Margarida Beato ( Professora de Inglês )
o dia 23 de janeiro realizou-se , na Escola Secundária Dr . Jorge Augusto Correia , mais uma atividade do Prémio Traduzir , organizada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa .
Participaram 11 alunos , ( 11 º e 12 º anos ), na elaboração da tradução do texto de Língua Inglesa - The Reith Lectures 2022 : The Four Freedoms - Lecture1 : Freedom of Speech ( BBC Radio 4 ) e uma aluna na elaboração da tradução do texto de Língua Espanhola – Lecciones del volcán ( Almudena Grandes ( 2022 ), El País , 24 de Octubre ).
No dia 31 de março , foram divulgadas as 16 traduções pré-selecionadas . Apesar de nenhum dos nossos alunos ter tido a sua tradução selecionada para a final , foi , sem dúvida , mais um momento de aprendizagem e aplicação de conhecimentos de Inglês , Espanhol e Português .
Página 15