Jornal EcoEstudantil N.º 39, fev. /jun. 2023 | Page 14

CRÍTICA

Português
“ Tinha paixão ?”

N o âmbito da disciplina de Português , e numa antecipação da Comemoração do Dia Mundial da Poesia , as turmas 12 º A1 e 12 º C3 assistiram , no dia 16 de março , a uma sessão sobre Poetas Contemporâneos , dinamizada por Sónia Pereira , uma estudiosa das línguas modernas e apreciadora de poesia , a convite da Biblioteca Escolar .

Com o intuito de dar a conhecer alguns poetas portugueses de grande reconhecimento , a convidada leu , de maneira expressiva , vários poemas dos treze poetas selecionados . Dos autores incluídos na apresentação , os que me chamaram mais a atenção foram : Vasco de Graça Moura ; Nuno Júdice ; Sofia de Mello Breyner e Herberto Hélder .
Na minha opinião , o tipo de poemas mais apelativos foram os de amor , uma vez que transmitem fortes emoções , apesar de se tratar de um tema bastante recorrente na poesia . Contrariamente e , de acordo com alguns dos meus colegas ,
Por Catarina Vieira , 12 .º A1
os poemas mais interessantes foram os referentes à guerra , como , por exemplo , o “ Poema de combate ” de Vasco Moura . Destaco ainda um surpreendente poema de Herberto Hélder , “ A paixão grega ”, que , como o nome indica , retrata a vida na antiga Grécia e como perante a morte , ao invés de se focarem nas posses que o defunto teve em vida , os amigos e família faziam apenas uma simples pergunta , “ Tinha paixão ?”.
A atitude dinâmica , fluida e interativa da oradora captou a atenção dos alunos , visível no seu interesse pela palestra . Foi-nos ainda dada a possibilidade , pelas professoras de Português presentes , Ana Cristina Matias e Norberta Sousa , de ler alguns poemas escritos por colegas de outras turmas , promovendo a participação dos mesmos na atividade .
Gostaria de agradecer tanto à mediadora de leitura , Dr .ª Sónia Pereira , como às professoras de Português por nos terem dado a oportunidade de assistir a esta sessão que , acredito , ter sido tão interessante quanto educacional .
“ Os poetas são os distraídos mais atentos ”

S

Por Ana Margarida Henriques , 12 .º A1
ónia Pereira escolheu treze poetas , começando sempre por contar uma pequena história , de maneira que os pudéssemos conhecer melhor . Além disso , citou frases dos mesmos e leu , de forma clara e expressiva , alguns poemas , como “ Sísifo ” de Miguel Torga ; “ Amigo ” e “ Adeus ” de Alexandre O ´ Neill ; “ Para um amigo tenho sempre um relógio ” e “ O funcionário cansado ” de António Ramos Rosa ; “ O homem dos sonhos ” de Ruy Belo ; “ O poema ensina a cair ” de Luiza Neto Jorge ; e “ Uma pequenina luz ” de Jorge de Sena .
Como exemplo de citações , destaco : “ A alegria é a coisa mais séria da vida ”, segundo Almada Negreiros ; Miguel Torga , por sua vez , afirmou : “ O mal de quem apaga as estrelas é não se lembrar de que não é com candeias que se ilumina a vida ”; Alexandre O ’ Neill , poeta que inaugurou a poesia visual , afirmou que : “ Os poetas são os distraídos mais atentos ”.
Por último , ficámos a saber que António Ramos Rosa é um poeta algarvio , tendo a
Página 14
Biblioteca Municipal de Faro o seu nome .