Jornal do Clube de Engenharia 615 | Page 10

10
ELEIÇÃO

Os destaques da posse dos eleitos para o terço do Conselho Diretor cambici . org . br

Em 22 de outubro , o Clube de Engenharia renovou um terço de seu Conselho Diretor para o triênio 2020-2023 . No Brasil e no mundo , os cenários mudavam a cada dia em nome da saúde pública e do controle da pandemia . Sem atividades presenciais desde março , para manter a tradição de eleições anuais foi necessário o esforço coletivo da diretoria , funcionários e prestadores de serviço para a concretização de um projeto hoje considerado um marco na rica história da instituição : o sucesso de uma eleição totalmente online .
Sergio Niskier , conselheiro mais votado , falou em nome dos 25 eleitos para o terço do Conselho Diretor triênio 2020-2023 .
A decisão , amadurecida durante um bom tempo , além da relevância dos investimentos em novas tecnologias e no novo mundo da comunicação virtual , iluminou outros pontos positivos : maior percentagem de participação , considerável redução de custos , e preservação do meio ambiente , se comparada com os procedimentos de pleitos presenciais com cédulas em papel . E , o mais importante : representou um passo decisivo rumo ao processo democrático que garante , em condições iguais , o direito do voto a todo o corpo social . O novo sistema permite não só que associados de todo o país votem , como dá maior acessibilidade para os residentes no estrangeiro e para as pessoas com dificuldades de locomoção .
Diretores e funcionários , em home office , sob a coordenação da Diretora de Atividades Institucionais Maria Glícia da Nóbrega Coutinho , e a supervisão do Diretor de Atividades Técnicas João Fernando Guimarães Tourinho , não mediram esforços para que as eleições 2020 do Clube de Engenharia venham a ser referência para outras instituições que ainda resistem à eleição online .
Com a palavra , o conselheiro mais votado
Como manda a tradição , o conselheiro mais votado , Sergio Niskier , foi o responsável pelo discurso de posse , em 9 de novembro , representando os conselheiros eleitos na Assembleia Geral Solene realizada em reunião virtual do Conselho Diretor . Publicamos a seguir parte do seu discurso , marcado por uma emocionada retrospectiva e contundentes propostas para o enfrentamento dos desafios que o Clube e a Engenharia têm pela frente pós-covid-19 .
“ O Clube de Engenharia , mais uma vez , se coloca na dianteira e utiliza a tecnologia para oferecer a nossos associados uma eleição limpa , através da votação pela internet , permitindo que um número maior de eleitores possa fazer sua manifestação de voto . (...) É virtuosa a instituição que consegue renovar os seus quadros , e aqui podemos ver isso acontecendo em uma ação muito firme de nossa diretoria e , por incentivo e inspiração do presidente Pedro Celestino , temos valorosos companheiros buscando trazer novos colegas que oxigenam a nossa instituição e , certamente , antenados com os desafios de hoje muito contribuirão para a renovação das ações políticas que marcam a tradição da nossa casa . Não são poucos os exemplos que nos servem de guia . O cuidado de não transformar o Clube de Engenharia em um espaço fechado de pensamentos políticos , permitindo toda a expressão , faz com que tenhamos no tripé Engenharia , Democracia e Soberania uma verdadeira união em defesa do Brasil , qualquer que seja a identidade ideológica . (...) Esse tripé está ameaçado e por isso temos que renovar os nossos compromissos , redobrar os nossos esforços e fazer muito mais ainda . (...)
Sem medo de errar , afirmo estar sendo porta voz de todos deste conselho de que vamos manter e amplificar as ações no seguinte sentido : buscar cada vez mais a participação de jovens profissionais e formar novas lideranças da Engenharia ; promover a maior integração com as instituições de ensino visando a atualidade e o aprimoramento na
Vinte e cinco conselheiros foram vitoriosos , entre eleitos e reeleitos . São eles : Adacto Ottoni , Alberto Balassiano , Carmen Lúcia Petraglia , Catarina Luiza de Araújo , Ceres Santa Rosa , Fabiano Ferreira de Freitas , Felipe Coutinho , Francisco A . Costa , Francisco Petruccelli , Guaraci Corrêa Porto , Guilherme Estrella , Irineu Soares , Jéssica N . Pereira , José Ricardo Cardoso Domingues , Julio Villas Boas , Luiz Antonio Fonseca Punaro Baratta , Luiz Carlos da Rosa Fabião , Marlise de Matosinhos Vasconcellos , Matheus Nery Reynaud Schaefer , Nilo Ovídio , Olga Simbalista , Paulo Cezar Martins Ribeiro e Sergio Niskier .
Como conselheiros vitalícios tomaram posse Fernando José Correa Lima Filho e Yara Teixeira Cavalcanti .
10